A Volkswagen demorou a perceber o crescimento e sucesso das SUVs e chegou atrasada na briga por essa – cada vez maior – fatia de mercado. Para tentar reverter o cenário, a marca criou uma estratégia ousada: apostar em modelos grandes de sete lugares para conquistar o mercado dos Estados Unidos e China. O lançamento do Atlas e da nova geração do Tiguan chamaram atenção suficiente para garantir bons números, mas a montadora alemã ainda patina na tentativa de cravar sua bandeira no segmento que mais cresce no mundo. A solução, segundo o CEO da empresa nos EUA, é diversificar e criar versões de cinco lugares para estes carros.
Em entrevista ao portal global Automotive News, Hinrich Woebcken, responsável pela Volkswagen na América do Norte, afirmou que a marca está "dobrando" sua estratégia para oferecer as novas opções e ocupar o campo dos crossovers grandes e compactos com preços acessíveis.
– Nós decidimos que o Atlas terá uma versão de cinco lugares levemente mais baixa, com algumas pequenas alterações de estilo, mas mantendo as mesmas proporções – afirmou o executivo.
O CEO também afirmou que o Tiguan Allspace, de sete lugares, passaria a contar com uma versão de cinco assentos, trocando sua terceira fileira por espaço extra para os passageiros traseiros e um amplo compartimento de carga.
O problema é apenas o prazo para a chegada das novidades. O Atlas deve passar por uma remodelagem apenas em 2020, enquanto o Tiguan mal chegou ao mercado europeu –sua estreia no Brasil será no início de 2018.