Para evitar riscos causados por sonolência ao volante, a Ford oferece, nos modelos Fusion e Edge, um sistema de alerta ao motorista caso ele apresente sinais de cansaço, partindo da premissa de que ter atenção ao dirigir é essencial para garantir a segurança no trânsito. Na Europa, pesquisas mostram que uma em cada três pessoas dormem menos do que deveriam. Ao volante, a sonolência após uma noite mal dormida pode reduzir a concentração e deixar as reações mais lentas, comparáveis às de um motorista que ingeriu bebida alcoólica. O cansaço também é a causa de um em cada cinco acidentes naquele continente, onde uma em cada cinco pessoas admite já ter adormecido ao dirigir.
TECNOLOGIA E SEGURANÇA
O dispositivo monitora o comportamento do veículo para detectar se o condutor está distraído ou cochilando. Com o auxílio de câmeras, ele avalia o nível de atenção do motorista pela movimentação do carro dentro da faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa com certa frequência, o sistema interpreta que ele está com fadiga e recomenda uma parada para descanso por um alerta no painel, mostrando a imagem de uma xícara de café, acompanhada de um aviso sonoro. Nesse caso, é possível usar também o comando de voz do sistema de conectividade SYNC 3 e escolher um lugar para tomar café ou fazer uma pausa para descansar.
O sistema, criado há quase uma década, continua sendo aprimorado e basta dizer "preciso de um café" para que o recurso relacione as cafeterias próximas e guie o motorista. Outra opção é dizer "quero parar" e o SYNC 3 dará sugestões de cafeterias, padarias e até supermercados.
VOLANTE QUE VIBRA
Sair da faixa de rodagem sem acionar o pisca também pode significar cansaço ou distração e o sistema de permanência em faixa, disponível no Fusion e no Edge, identifica a manobra como não intencional e gera um alerta produzindo uma vibração no volante. Se ele não responder ao alerta, o recurso atuará na direção para corrigir a trajetória e manter o veículo na faixa.
Outra tecnologia importante é o sistema de alerta de colisão com assistência de frenagem, oferecido também no Fusion e no Edge, que funciona por meio de radar e câmera em velocidades até 50 km/h. Ele dispara um alerta sonoro e visual ao detectar a possibilidade de colisão com um veículo à frente ao mesmo tempo em que pré-carrega os freios para uma resposta mais rápida. Se o motorista não realizar nenhuma ação, o veículo pode desacelerar e parar automaticamente.
Já o sistema de detecção de pedestres oferecido no Fusion opera de modo semelhante, rastreando por radar e câmera a movimentação de pessoas à frente do veículo em velocidades de 3,6 km/h a 80 km/h.O piloto automático adaptativo com "stop and go", disponível no Fusion, é outra tecnologia semiautônoma que aumenta a segurança. Além de manter a velocidade programada do veículo, ele permite selecionar uma distância segura do carro à frente e, se o trânsito parar, é capaz de frear totalmente.