Fiel ao seu conceito “Inovation that excites”, a Nissan apresentou no Brasil, este mês, o primeiro protótipo de veículo movido por Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC) em todo o mundo. O modelo e-NV200 funciona através de energia elétrica oriunda de bioetanol e tem como um dos seus maiores diferenciais a autonomia, que pode chegar a mais de 600 quilômetros.
O veículo aproveita o resultado de reações de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural para, com uma “Célula de Combustível e-Bio” e um gerador de potência movido por meio de uma SOFC, produzir eletricidade altamente eficiente.
– A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia, ao passo que utiliza uma infraestrutura que já existe. Etanol misturado com água é mais fácil e seguro de manusear do que outros combustíveis. Sem a necessidade de se criar nova infraestrutura, isto tem grande potencial de crescimento de mercado no futuro – ressalta o presidente mundial da marca japonesa, Carlos Ghosn.
O motor funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol, e por isso suas emissões de carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo natural do carbono. A Célula de Combustível e-Bio oferece a aceleração viva e condução silenciosa de um veículo elétrico com a autonomia de um veículo movido a combustível fóssil.
Outra vantagem é que o bioetanol utilizado é proveniente principalmente da cana de açúcar e milho, que estão amplamente disponíveis em países da América do Norte e do Sul, que já dispõem de infraestrutura estabelecida. O protótipo com Célula de Combustível e-Bio é abastecido 100% com etanol para carregar uma bateria de 24kWh que permite a autonomia de mais de 600 km. Um dos próximos passos do projeto é a realização de testes de campo com o protótipo em vias públicas no Brasil.
Segundo a empresa, os testes no Brasil vão servir para avaliar a viabilidade do modelo no mercado nacional. Um ponto positivo é que, diferente dos demais elétricos, a van não depende de tomadas para "encher o tanque".