Pesquisa realizada em dez cidades brasileiras - Porto Alegre, Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Niterói (RJ), Salvador e São Paulo - pretende apontar o perfil do usuário de bicicleta no Brasil. Resultados preliminares do levantamento indicam maior concentração na faixa etária entre 25 a 34 anos (36,4%), seguida pelo grupo de 35 a 44 anos (24,2%). Do total, 73,6% afirmaram pedalar mais de cinco dias por semana.
O volume maior foi registrado no Rio, onde 81,4% afirmaram pedalar cinco, seis ou sete dias por semana. A predominância é de pessoas com renda entre um e dois salários mínimos - de R$ 788 a R$ 1.576.
Usuários recomendam caminhos bons para bicicletas
O atual estado do Plano Cicloviário Integrado de Porto Alegre
O tempo médio de deslocamento é de 30 minutos, e 20% afirmaram ter sofrido algum acidente com a bicicleta nos 12 meses anteriores à pesquisa.
Intitulado Perfil do Ciclista Brasileiro, o estudo é um esforço conjunto de nove organizações que atuam na promoção da bicicleta, do Observatório das Metrópoles e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As 1.804 entrevistas foram realizadas entre 10 e 28 de agosto, com usuários que utilizam o veículo ao menos uma vez por semana.
Os resultados finais serão apresentados no Rio de Janeiro, na última semana de novembro. Números preliminares referentes à capital paulista foram divulgados na dia 21 de setembro.
*Zero Hora