Se as linhas discretas, levemente arredondadas, não chamam a atenção num segmento em que o design é valorizado, o Subaru XV convence por detalhes que fazem a diferença. O utilitário esportivo compacto combina as principais características de um hatchback com as de um SUV. Robusto, conta com bom conjunto propulsor e recursos eletrônicos que aumentam conforto e segurança em ruas, estradas e quaisquer terrenos. O crossover roda como um automóvel no asfalto e, com a tração 4x4 permanente, encara pavimento precário, buracos, terra, barro ou areia. O Subaru XV tem preço sugerido de R$ 104,9 mil.
Posição elevada de conduzir, ampla área envidraçada e conjunto propulsor facilitam rodar na cidade. Partida por botão, o motor boxer de quatro cilindros horizontais contrapostos passa quase despercebido, graças ao baixo ruído. Os 150 cv são distribuídos pelo câmbio automático Lineartronic - que permite a troca sequencial de marchas pelas borboletas no volante na posição S - nas quatro rodas com tração integral, conforme a necessidade. Em situações críticas, tem o auxílio dos controles eletrônicos de estabilidade e tração.
Honda Civic Si: cupê esportivo chega preparado para voar
Novas picapes Renault e Fiat devem agitar 2015
Resposta agrada
Em 600 quilômetros, a suspensão independente nas quatro rodas venceu as irregularidades do pavimento, preservando o conforto. Na estrada, respostas rápidas com retomadas de velocidade imediatas. Os freios a disco nas quatro rodas com ABS seguram bem o crossover. Os faróis de xenônio e a iluminação diurna em LEDs têm acionamento automático.
Com 4,45 metros de comprimento, 1,78 metro de largura, 1,61 metro de altura e distância entre-eixos de 2,63 metros, o XV acomoda bem cinco ocupantes. O porta-malas tem capacidade para 380 litros. O interior revestido em couro tem detalhes em alumínio, e os bancos também são em couro. O volante funcional e a coluna de direção contam com regulagens de altura e profundidade.
No quadro de instrumentos, os mostradores analógicos são separados por um display digital. A tela no centro do painel mostra informações do veículo, computador de bordo e da câmera de ré, entre outras. Abaixo ficam sistema de som com rádio, CD, entradas auxiliar e USB e comando do ar-condicionado de duas zonas. O Subaru XV conta, ainda, com seis airbags - frontais, laterais e de cortina -, sensores de chuva e luminosidade e teto solar com acionamento elétrico.
*Zero Hora