Quem relaciona sempre os árabes a um povo que anda nos desertos sobre camelos, é bom lembrar que o cavalo é muito mais sagrado. Esses animais teriam sido uma criação de Deus (Alá) que, de um punhado do vento sul, fez um ser capaz de significar força, poder e segurança. Em regiões de Doha como no Souq Waqif é possível ver policiais fazendo o patrulhamento de uma maneira típica como antigos beduínos e guerreiros nas suas montarias, os autênticos “cavalos árabes”.
O Souq é fake?
Quem passeia pela região do Souq Waqif em Doha tem a nítida impressão de que, em meio a uma cidade moderníssima com arranha-céus revolucionários e tecnológicos, está diante de um reduto da cultura milenar dos árabes e caminhando por ruas e vielas que há séculos guardam tradições e histórias de um grande mercado. Nada disso. O local, embora a arquitetura típica da região, pouco ou nada tem de histórico. A região do grande bazar do Catar data de meados dos anos 1970, tendo sido destruída por um incêndio em 2003 e totalmente reconstruída em 2006. Logo, há tradição nas pessoas, nas atividades econômicas e na forma dos prédios, mas o cenário é tão recente quanto muitos prédios espelhados e cheios de luzes que dão um ar futurista ao país.
Tâmaras da Copa
Fruto da tamareira, uma espécie de palmeira típica do norte da África e do Oriente Médio, as tâmaras são alimento extremamente popular no Catar. Com preços bem mais camaradas do que os R$ 90 o quilo pelos quais são encontradas no Brasil, elas são oferecidas como cortesia a visitas e de acompanhamento do café arábico. Entre os produtos licenciados do mundial estão latas com deliciosas tâmaras com a forma do símbolo da competição. É o suvenir mais delicioso da Copa.
Amigo de todos
Figura entre as mais populares da Seleção Brasileira, o segurança Luiz Fernando Ramos, o Fernandão, foi festejado por todos pelo aniversário de 61 anos na noite dessa quinta-feira (1°). O profissional do Grêmio literalmente foi preparado para estar no mundial, visto que nos últimos tempos foi vítima de um problema cardíaco e da covid-19. A CBF o retirou estrategicamente de algumas viagens durante a fase anterior à Copa e acompanhou de perto sua saúde para não tê-lo como desfalque. Além de ser competente para garantir a tranquilidade dos jogadores e dos demais da delegação, o gaúcho é lembrado também por quem o conhece de outros tempos, sendo sempre simpático e cheio de carisma. Por Neymar, por exemplo, é considerado um “anjo daguarda”.
Somente a Canarinho
A eliminação surpreendente da tetracampeã Alemanha pela segunda vez numa primeira fase, aliada ao fato anterior da Itália estar fora do mundial, igualmente pela segunda vez consecutiva, definem uma coisa: nenhum país poderá chegar a cinco títulos de Copa do Mundo, algo que seguirá sendo exclusividade brasileira por mais quatro anos. Portanto; tem gente que tenta, mas só o Brasil é penta.
Candidatos do dia
Do time brasileiro que enfrenta Camarões nesta sexta-feira (2), três jogadores merecem atenção por postularem titularidade no decorrer da Copa. Na lateral-esquerda, com a lesão de Alex Sandro, o gaúcho Alex Telles pode transformar uma boa atuação num passaporte para a sequência do mundial, independentemente da recuperação do titular. No meio-campo, Bruno Guimarães, de excelente desempenho no futebol inglês e nos treinamentos, tem chance de deixar Fred para trás na concorrência da posição, e Rodrygo está às portas de ser reposição automática para Neymar enquanto o craque estiver machucado.