O jogo contra o Juventude tem jeito de decisivo para o técnico Tiago Nunes. A paciência com o treinador por parte da torcida e até internamente é muito reduzida por parte dos gremistas, algo previsível para qualquer que fosse o substituto de Renato Portaluppi.
Tiago, por sua vez, também deu munição aos críticos com algumas escolhas discutíveis e que se mostraram equivocadas, simbolizadas em insistências como Lucas Silva ou Luiz Fernando e o abandono de opções jovens e domésticas que tinham dado boa sinalização quando utilizadas. Isto mudará no Alfredo Jaconi nesta quarta-feira (30), e faz bem o comandante tricolor.
O maior problema do Grêmio nitidamente tem sido o meio-campo. Isto vem de antes da chegada de Tiago Nunes. A presença de Thiago Santos como primeiro volante proporcionou uma melhora, mas não se sustentou, seja pelas companhias achadas para ele ou pelas suas lesões, pois já vive o segundo período com problema muscular.
A reposição é que determinou críticas para o treinador, que preferiu não aproveitar jovens como Victor Bobsin ou Fernando Henrique, relegando este ao grupo de transição. Em Caxias do Sul, na noite fria, sem Thiago Santos, finalmente um garoto, no caso Bobsin, será aproveitado, deixando Lucas Silva no banco. Pode até se considerar que o jovem não seja um especialista na primeira função, mas a parceria tende a dar qualidade, leveza e capacidade de saída qualificada.
Entre os companheiros de Victor Bobsin está o outro acerto de Tiago Nunes. Darlan se mostrou a melhor alternativa para fazer a ligação com o ataque de todas as alternativas tentadas depois do ocaso de Jean Pyerre.
A covid-19 o prejudicou, mas não justifica totalmente seu abandono como opção. Houve momentos em que ele estava bem fisicamente e não foi aproveitado, enquanto a equipe não se resolvia naquela posição.
Contra o Juventude, pressionado e amargando a lanterna no Brasileirão, o treinador do Grêmio revê conceitos, dá chances a jovens promissores, abandona receitas que pouco renderam e se aproxima dos anseios dos torcedores. É um bom caminho para recuperar a estabilidade sem depender unicamente do resultado.