Entre murmúrios e críticas, Renato Portaluppi se integrou ao grupo de profissionais gremistas que receberam miniférias depois da decisão da Copa do Brasil, mas voltará a trabalhar apenas nesta quinta-feira (25), três dias após os atletas. Os questionamentos dizem respeito ao fato de o treinador estar distante do elenco repleto de jovens que está atuando no Gauchão. Muitos dizem que agora é que seria o momento do técnico estar presente, observando os novos talentos que podem e devem ser aproveitados em seguida no time titular. Se a presença física de Renato não se faz notar, sua consciência tática está presente. Ela atende pelo nome de Alexandre Mendes.
Conhecido na intimidade do clube pelo apelido de "Gabeira", ele divide com o técnico praticamente todas as decisões quanto ao time. A parceria dá ao treinador total segurança de que todas as observações feitas nos jogos iniciais do Gauchão serão repassadas e que aquilo que ele pretende para a equipe estará cumprido pelo seu assistente. Não se trata do auxiliar ter ascendência sobre o treinador, algo inimaginável com Renato Portaluppi, mas uma convergência de ideias e postura. O temperamento mais fechado de Alexandre Mendes esconde muitas das ideias táticas para a equipe e escolhas de atletas que são compartilhadas apenas com o amigo e colega. A relação entre eles vai além do profissional, havendo uma parceria quase que familiar desde os tempos em que Alexandre era preparador físico no Fluminense.
Alexandre Mendes certamente terá um diagnóstico pronto para oferecer a Renato sobre os jogadores que estão atuando no Gauchão e as primeiras movimentações da equipe principal. Isto, aliado a observações que o treinador fez à distância, mesmo de férias, dos jogos da equipe, significa, na ideia gremista, um prejuízo zero pela ausência do comandante nos treinamentos nas últimas semanas. Assim foi quando o técnico ficou no Rio de Janeiro por mais tempo durante a parada pela pandemia no ano passado, observando orientações médicas.
Serão absolutamente pertinentes cobranças ao treinador por suas férias, ainda que as respostas já sejam previsíveis, minimizando um eventual prejuízo. A segurança está depositada no trabalho de Alexandre Mendes que, se não perder para o Juventude no Alfredo Jaconi, terá atingido uma campanha notável no início do Gauchão. A intensidade de possíveis críticas será ditada pelo desempenho ou resultado diante do Pelotas, no próximo final de semana, quando os titulares sob o comando de Renato estiverem em campo na Arena.