Ainda com uma equipe com a maioria de jogadores formados na base do Grêmio, o time treinado por Alexandre Mendes ficou no 1 a 1 com o São José e manteve os 100% de aproveitamento no Gauchão. Com o resultado, o Tricolor assumiu a liderança da competição com 10 pontos, mesma pontuação de Inter, Caxias e São Luiz.
Com um jogo bastante físico e prejudicado pelo gramado sintético do Passo da Areia, o Grêmio acabou saindo atrás no placar, mas conseguiu buscar a igualdade com gol marcado por Pedro Lucas — o primeiro dele no profissional. Apesar das dificuldades impostas na partida, Alexandre Mendes aprovou a atuação dos garotos gremistas.
— Tivemos algumas dificuldades de construção, principalmente no centro do campo, mas no geral a equipe foi muito bem. Acabamos tentando explorar os lançamentos dos zagueiros em virtude do sistema defensivo do São José jogar com linhas muito baixas. Tentamos explorar as inversões de jogo e a velocidade dos extremas — avaliou.
Mesmo que os jogadores do time principal tenham se reapresentado nesta segunda, o planejamento do Grêmio deve manter os garotos da base nas próximas partidas — contra o Juventude e o Pelotas nas rodadas seguintes.
—Quem se apresentou hoje (segunda) vai passar pelas avaliações. É precoce botar um jogador inativo há 10 dias para jogar um jogo decisivo. Acho que vamos contar com esse grupo que vem jogando. Apesar disso, eles têm que passar pelo departamento médico para ver com quem poderemos contar. Acho que quase todos vão estar aptos para jogar — complementou.
Quem preocupa para o jogo contra o Juventude na próxima quinta-feira (25) é o atacante Guilherme Azevedo, que saiu da partida ainda no primeiro tempo e deixou o Passo da Areia mancando. Léo Chú, que seria o substituto natural do camisa 17, acabou expulso ao tentar simular um pênalti já no final do jogo. Elias, que ainda se recupera de lesão, e Léo Pereira, são as opções do auxiliar técnico para o confronto em Bento Gonçalves.