Por mais que a dúvida no gol do Grêmio para a decisão da Copa do Brasil pareça inadequada e coloque frente a frente jogadores considerados equivalentes, ganha corpo a aposta em que ela aconteça. A atuação de Paulo Victor diante do Athletico-PR, no domingo (21), pode ter significado um ponto decisivo para ele começar como titular as finais diante do Palmeiras. Quem observa os fechados treinamentos gremistas garante que o que se viu no gramado da Arena é exatamente o que vem sendo notado nas atividades no CT Luiz Carvalho.
A valorização de Paulo Victor está ligada diretamente à meritocracia e ao desempenho superior nos treinos, bem como nos jogos em que atuou no Brasileirão. Renato Portaluppi não negou que pode haver alteração na escalação de seu goleiro titular. Como de praxe, o treinador deverá ouvir os preparadores específicos da posição, mas caberá a ele a definição. O jogo contra o Bragantino de nada valerá, pois nele não estarão nem os jogadores, nem a comissão técnica da partida diante do Palmeiras.
Titular em 2019, quando assumiu a vaga de Marcelo Grohe, Paulo Victor teve como grande momento a conquista do Gauchão daquele ano, numa decisão por pênaltis diante do Inter.
Mesmo assim, o segundo semestre mereceu contestações, especialmente após a eliminação para o Flamengo na Libertadores. Vanderlei foi contratado para assumir a titularidade, e assim aconteceu durante a temporada 2020.
Como seu concorrente, enfrentou e enfrenta críticas da torcida, mesmo que tenha apresentado algumas atuações destacadas. Agora, a disputa está sendo definida longe dos olhos do torcedor e da mídia, apenas atrás das portas fechadas do CT. A tendência de mudança é grande.