A escalação de Paulo Victor diante do Athletico-PR neste domingo (21), na Arena, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, foi vista inicialmente como uma ideia de preservar Vanderlei dentro da rotação do elenco a uma semana da final da Copa do Brasil. Após a vitória de 1 a 0, no entanto, o próprio técnico Renato Portaluppi deixou aberta a disputa pela titularidade do gol do Grêmio para decisão contra o Palmeiras.
Contratado do Santos no começo de 2020, Vanderlei vem sendo titular do Grêmio ao longo da temporada. Ele atuou em todos os jogos da Copa do Brasil e também da campanha gremista na Libertadores.
Paulo Victor foi escalado no ano passado apenas em partidas do Gauchão e do Campeonato Brasileiro, quando Renato optou por preservar o titular. Nas últimas rodadas do Brasileirão, no entanto, o treinador tem promovido um rodízio com seus goleiros.
— Deixei bem claro que todo mundo teria suas oportunidades, como estou dando, e que na hora de definir a equipe, escolheria aqueles que estão apresentando no momento em que receberam as oportunidades. Temos mais uma partida na próxima quinta-feira (25) diante do Bragantino, pelo Brasileiro, e depois os 180 minutos contra o Palmeiras. A oportunidade estou dando, depende do jogador agarrar ou não — declarou Renato ao ser questionado se havia uma disputa no gol do Grêmio.
Esse revezamento começou após a derrota de 4 a 2 para o Flamengo, na Arena, em 28 de janeiro. Desde então, Paulo Victor atuou em três dos cinco jogos do clube no Brasileirão. No geral, Vanderlei soma 27 partidas no Campeonato Brasileiro, tendo sofrido 31 gols (média de 1,14). Já Paulo Victor atuou em dez rodadas, levando oito gols (média de 0,8)
Em 2021, porém, a divisão das participações dos dois tem sido mais equilibrada. Vanderlei esteve em campo em sete vezes enquanto Paulo Victor atuou em quatro. Os números do reserva nesta ano são melhores. Foi com Paulo Victor que o Grêmio teve seus dois únicos jogos sem levar gol - no empate com o Fortaleza e na vitória sobre o Athletico-PR.
Foram três gols sofridos nas quatro partidas. Com Vanderlei, o Tricolor teve a defesa vazada 14 vezes nas sete rodadas. É importe citar que o titular enfrentou os compromissos mais difíceis, contra cinco integrantes do G-8: Palmeiras, Atlético-MG, Inter, Flamengo e São Paulo. Em nono lugar, o Athletico-PR foi o time melhor colocado que Paulo Victor encarou.
Para Paulo Vinícius Coelho, comentarista dos canais SporTV, pensa que os números apenas de 2021 ainda são muito rasos se formos falar de toda uma temporada e não ficou em cima do muro ao escolher uma opção.
— Eu escalaria Vanderlei. Nos melhores momentos do Grêmio no ano, Vanderlei foi a segurança e seria justo manter ele no gol — disse categórico.
Colunista de GZH, Diogo Olivier também aposta em Vanderlei para encarar o Palmeiras.
— Não vejo motivo para devolver a camisa 1 do Grêmio a um goleiro que virou reserva por insuficiência técnica. Vanderlei é o menor dos problemas do Grêmio.
Decisão pode ir para os pênaltis
O fato do gol fora de casa não ter peso maior na Copa do Brasil aumenta a possibilidade do título ser decidido nos pênaltis, o que pode influenciar na escolha de Renato Portaluppi.
No Grêmio desde 2017, Paulo Victor participou de duas decisões por penalidades, ambas em 2019. Na final do Gauchão contra o Inter foi herói ao pegar as cobranças de Camilo, Cuesta e Nico López. Já na semifinal da Copa do Brasil diante do Athletico-PR, não conseguiu defender nenhum dos cinco chutes.
Vanderlei não encarou nenhuma disputa com a camisa tricolor. Pelo Santos, ele decidiu a Copa do Brasil contra o Palmeiras nos pênaltis, em 2015. Apesar de ter defendido a cobrança de Rafael Marques, acabou perdendo o título. No ano seguinte, porém, ele voltou a encarar o Alviverde e foi o personagem da classificação do Peixe na semifinal do Paulistão defendendo três penalidades.
Histórico em disputa de pênaltis
Vanderlei
- Coritiba x Vitória - Copa Sul-Americana de 2009 (derrota)
- Coritiba x Vitória - Copa Sul-Americana de 2013 (vitória)
- Coritiba x Flamengo - Copa do Brasil de 2014 (derrota)
- Santos x Palmeiras - Copa do Brasil de 2015 (derrota)
- Santos x Palmeiras - Campeonato Paulista de 2016 (vitória)
- Santos x Ponte Preta - Campeonato Paulista de 2017 (derrota)
- Santos x Botafogo-SP - Campeonato Paulista de 2018 (vitória)
- Santos x Palmeiras - Campeonato Paulista de 2018 (derrota)
- Santos x Cruzeiro - Copa do Brasil de 2018 (derrota)
- Santos x Corinthians - Campeonato Paulista de 2019 (derrota)
Total de pênaltis da carreira
- Total de cobranças: 98
- Chutes defendidos: 22 pênaltis
- Gols sofridos: 76 gols
- Aproveitamento de 22,4%
PAULO VICTOR
- Flamengo x Coritiba - Copa do Brasil de 2014 (vitória)
- Grêmio x Inter - Gauchão de 2019 - (vitória)
- Athletico-PR - Grêmio 2019 - (derrota)
Total de cobranças: 45
- Chutes defendidos: 8
- Gols sofridos: 37
- Aproveitamento: 17,7%
Fonte: Transfermarkt
NÚMEROS NA TEMPORADA
Vanderlei
Brasileirão
- 27 jogos
- Gols sofridos: 31 (1,14por jogo)
- Jogos sem sofrer gol: 6
- Defesas por jogo: 2,3 (eficiência de 67%)
- Pênaltis defendidos: 0 de 9
Libertadores
- 10 jogos
- Gols sofridos: 8 (0,8 por jogo))
- Jogos sem sofrer gol: 6
- Defesas por jogo: 3,1 (eficiência de 79%)
- Não teve pênalti contra
Copa do Brasil
- 6 jogos
- Gols sofridos: 1 (0,16 por jogo)
- Defesas por jogo: 3,33 (eficiência de 95%)
- Não teve pênalti contra
Paulo Victor
Brasileirão
- 10 jogos
- Gols sofridos: 8 (média de 0,8)
- Jogos sem sofrer gol: 5
- Defesas por jogo: 3 (eficiência de 79%)
- Pênaltis defendidos: 0 de 1
Fonte: Sofascore