É difícil falar em empolgação com futebol quando os jogos são com portões fechados e em meio a uma pandemia. Houve, contudo, nesta quarta-feira (29), um sopro de emoção positiva vindo do Gauchão. Como nos velhos tempos, em um intervalo de uma tarde, foi possível trocar os cálculos de casos de coronavírus por contas para classificação e projeção de tabela do futebol. O encerramento da fase classificatória do campeonato foi cheio de alternativas e manteve a atenção de todos até o final do último jogo.
Quando se dava como encaminhados os confrontos entre as duplas Gre-Nal e Ca-Ju, só os dois clubes de Porto Alegre confirmaram suas presenças nas semifinais. O Grêmio até já estava classificado e fez um jogo não mais do que normal contra um bravo Novo Hamburgo, que saiu comemorando o empate, não pelo resultado, mas pela classificação. Enquanto isso, o Inter jogava sua melhor partida depois da volta do Gauchão e com tranquilidade batia o Aimoré com toques de reabilitação para o nível do futebol apresentado e para figuras como Paolo Guerrero que se reencontrou com os gols.
As maiores escaramuças vieram pelos clubes da Serra. O Caxias abandonou o sonho de ser campeão antecipado se mostrando impotente diante do Ypiranga na casa daquele time que o desclassificou da semifinal, o Esportivo. O clube de Bento foi responsável pela grande façanha da rodada, ao derrotar o, até então, empolgante Juventude com virada e revirada no placar, o que eliminou o adversário em pleno Alfredo Jaconi.
Se futebol não permite previsões exatas, e isto o torna fascinante, sempre vale esperar o desfecho de jogos, turnos e campeonatos. O favoritismo da dupla Gre-Nal contra os improváveis adversários é natural, mas sempre se deve ter em mente que as decisões no returno são em um jogo apenas e sem torcida criando o efeito do fator local. Depois do que fez contra o Juventude, ninguém pode duvidar de nada do Esportivo, enquanto o Novo Hamburgo tem no passado recente um título gaúcho com passagem sobre Grêmio e Inter. Enquanto isto, o Caxias pode estar frustrado pela eliminação momentânea, mas voltará turbinado para a grande decisão.