Mil e quinhentos soldados da Brigada Militar serão testados em dez cidades gaúchas. O estudo inédito faz parte do esforço da Santa Casa de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Cultural Floresta e a UFCSPA, para compreender o comportamento da covid-19 no Rio Grande do Sul.
Equipes de pesquisadores, coordenadas pelos médicos Alessandro Pasqualotto e Antonio Kalil, irão a campo conduzir, além do estudo na área da segurança, uma segunda investigação. Serão avaliados 3 mil profissionais de saúde atuando em emergências de cinco grandes hospitais de Porto Alegre. Os primeiros resultados devem estar prontos em agosto.
De acordo Alessandro Pasqualotto, os dados apurados poderão ter “importantes implicações para a compreensão da epidemiologia da covid-19 em nosso Estado”. Já Antonio Kalil avalia que as pesquisas são “um retorno importante que a Santa Casa se propõe a entregar à sociedade gaúcha”.
O complexo hospitalar contou recentemente com um reforço do Ministério da Saúde para combater o coronavírus. Por intermédio do Município de Porto Alegre e do Estado, recebeu a doação de 50 respiradores pulmonares, itens de extrema necessidade para as UTIs. A Santa Casa também agradece ao Exército Brasileiro, que distribuiu 415 frascos de anestésicos para o tratamento de pacientes em estado grave.