A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre terá 39 leitos para tratamento a pacientes com coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São 28 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 de internação, todas exclusivas para infectados da covid-19. Os novos leitos foram anunciados nesta terça-feira (23), com a assinatura de convênio entre o hospital e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Na semana passada, GaúchaZH antecipou que um contrato entre as instituições estava para ser firmado, ampliando a capacidade de atendimento na rede pública de saúde. Neste mês, a prefeitura da Capital já havia repassado parte dos respiradores enviados pelo Ministério da Saúde para a Santa Casa.
Os leitos já entram em operação nesta terça e estão instalados no Pavilhão Pereira Filho, que será exclusivo para o combate à pandemia.
Nesta semana, outras duas instituições anunciaram a ampliação no número de leitos de UTI covid. No Hospital Conceição, por exemplo, 16 vagas de alta complexidade serão colocadas em operação até o fim de semana. No Clínicas, 10 leitos foram inaugurados nos últimos dias e mais 10 serão entregues nesta semana.