Com menos de um mês de vida, um filhote de bugio-ruivo foi abandonado por seu bando no bairro Lami, em Porto Alegre. Resgatado por técnicos da Reserva Biológica José Lutzenberger, o bebê bugio passa bem. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) recebeu o chamado em abril.
Quando o bichinho foi salvo ainda dependia da mãe para se alimentar. Funcionários da Smams realizaram várias tentativas de reintroduzi-lo à natureza. A ideia era que outro bando o adotasse.
Como o plano não deu certo, o macaquinho foi então levado para o Núcleo de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres,da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde passou por uma bateria de exames.
Agora, são e salvo, está sob a guarda de uma cuidadora especializada. Para não prejudicar o crescimento da espécie silvestre, os humanos só chegam perto quando é realmente necessário.
Outro bebê bugio foi recolhido no Parque Redenção
Uma indígena foi detida no Parque Farroupilha – ou Parque da Redenção – por estar tentando vender um filhote de bugio. A mulher foi encaminhada à Polícia Federal, e o animal, à uma clínica que atende animais silvestres na zona norte da Capital.
De acordo com a veterinária Gleidi Marsicano, tem em torno de dois meses e estava em boas condições de saúde. O caso ocorreu no último dia 29.