O final de 2023 e o início de 2024 estão chegando. Para quem curte seleções temáticas, a coluna reúne oito filmes ligados ao Réveillon.
Como só selecionamos títulos disponíveis no streaming, infelizmente ficaram de foram longas-metragens como A Última Noite (1998), de Don McKellar, e O Primeiro Dia (1998), de Walter Salles e Daniela Thomas, que integravam o projeto O Ano 2000 Visto por..., cuja única regra era incluir na trama o 31 de dezembro de 1999.
Os gêneros são variados: tem comédia, policial, romance e ficção científica. Confira:
1) O Diário de Bridget Jones (2001)
De Sharon Maguire. A personagem Bridget Jones (Renée Zellweger) é uma mulher de 32 anos de classe média, descontente com os rumos tomados pela sua vida. Em pleno Ano-Novo, decide que já está mais do que na hora de tomar o controle do próprio destino. Para esta nova fase, ela começa a anotar todos os passos e detalhes da vida pessoal em um diário íntimo. Ao mesmo tempo, inicia uma paquera virtual com o patrão mulherengo (Hugh Grant). Zellweger disputou o Oscar de melhor atriz por esta adaptação do livro de Helen Fielding, e o sucesso da comédia romântica também estrelada por Colin Firth deu origem a uma trilogia. (Amazon Prime Video)
2) Estranhos Prazeres (1995)
De Kathryn Bigelow. Nos últimos dias do milênio, Lenny Nero (Ralph Fiennes) é um ex-policial que vende CDs com lembranças e emoções de outras pessoas. Quando um disco que contém os últimos registros de uma prostituta assassinada vai parar em suas mãos, sua vida passa a correr perigo. No elenco, Angela Bassett, Juliette Lewis e Tom Sizemore. (Looke)
3) Um Grande Garoto (2002)
De Chris Weitz e Paul Weitz. É numa festa de Réveillon que Will Freeman (Hugh Grant) encontra o amor que ele não imaginava existir. A vida dele muda graças a uma amizade inusitada com um garoto de 12 anos, Marcus (Nicholas Hoult), que enfrenta problemas em casa. Com o tempo Will e Marcus ficam cada vez mais próximos, aprendendo que um pode ensinar muito ao outro. O filme concorreu ao Oscar de roteiro adaptado, a partir do romance homônimo do escritor inglês Nick Hornby. (Canal Telecine do Amazon Prime Video e do Globoplay)
4) Noite de Ano Novo (2011)
De Garry Marshall. As vidas de vários casais e solteiros em Nova York se entrelaçam ao longo da véspera de Ano-Novo. Claire Morgan (Hilary Swank) é a responsável pela organização da festa e enfrenta problemas quando a tradicional bola que marca o Réveillon no alto da Times Square emperra no meio do caminho. O único que pode ajudá-la é Kominsky (Hector Elizondo), um antigo funcionário demitido há pouco tempo. A comédia romântica traz no elenco Jon Bon Jovi, Zac Efron, Ashton Kutcher e Robert De Niro. (Disponível para aluguel em Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play e YouTube)
5) A Noite da Virada (2014)
De Fabio Mendonça. Durante uma festa de Réveillon na casa de Ana (Julia Rabello) e Duda (Paulo Tiefenthaler), o banheiro é o foco de todas as polêmicas. A comédia mostra os preparativos de um grupo de conhecidos para a virada do ano e tem no elenco Marcos Palmeira e Luana Piovani. (Netflix e canal Telecine do Amazon Prime Video e do Globoplay)
6) Os Penetras (2012)
De Andrucha Waddington. Às vésperas do Révveillon, desprezado pela ex-namorada (Mariana Ximenes), Beto (Eduardo Sterblitch) tenta o suicídio e é salvo pelo vigarista Marco Polo (Marcelo Adnet), que promete ajudar seu novo amigo a reatar com a amada. Mas quando Marco Polo conhece essa mulher, os planos mudam. (HBO Max e canal Telecine do Amazon Prime Video e do Globoplay)
7) Questão de Tempo (2013)
De Richard Curtis. Na noite seguinte a um desanimado Réveillon, o jovem Tim Lake (Domhnall Gleeson) descobre que os homens de sua família têm a capacidade de viajar no tempo. Ele usa suas habilidades para tentar conquistar a mulher de seus sonhos (Rachel McAdams). Em uma das tentativas, o protagonista retorna para a festa de Ano-Novo. Questão de Tempo conta com uma breve porém marcante participação de Margot Robbie, então no início da carreira. (Amazon Prime Video e canal Telecine do Amazon Prime e do Globoplay)
8) Sede Assassina (2023)
De Damián Szifron. A trama de Sede Assassina está ambientada em Baltimore, nos Estados Unidos. É lá que, na impressionante sequência de abertura, 29 pessoas são mortas por um atirador durante diferentes comemorações de Ano-Novo — o matador aproveitava o estouro dos fogos de artifício para disfarçar seus disparos.
Não sabemos quem é o assassino, nem a polícia dispõe de muitas pistas, pois, como afirma o investigador-chefe do FBI, Lammark (interpretado por Ben Meendelssohn), esse assassino em massa contraria o senso comum: ele não quer ser capturado, tampouco reflete em suas vítimas suas motivações ideológicas, religiosas, sexuais, racistas etc. Para ajudar na investigação, Lammark terá a seu lado o agente Jack Mackenzie (papel de Jovan Adepo) e, principalmente, a policial Eleanor, encarnada por Shailene Woodley. Graças às nuances da interpretação da atriz — ok, e também a alguns diálogos mais expositivos —, o público percebe que Eleanor pode ser a melhor ou a pior pessoa para a missão. (Amazon Prime Video)
Produção: Isadora Terra