Colegas no segundo filme da Argentina que conquistou o Oscar internacional — O Segredo dos seus Olhos (2009), de Juan José Campanella —, Ricardo Darín e Guillermo Francella viraram "rivais" por causa do tricampeonato do país na Copa do Mundo.
Os atores são os narradores de dois documentários sobre a façanha de Messi e companhia no Mundial do Catar, realizado entre novembro e dezembro de 2022. Darín, 66 anos, empresta a voz a Elijo Creer, dirigido por Martín Méndez. Francella, 68, conduz Muchachos: La Película de la Gente, assinado por Jesús Braceras, o mesmo das sérias Monzón (2019) e Barrabrava (2023).
O mais curioso é que os dois títulos vão estrear nos cinemas argentinos no mesmo dia, 7 de dezembro. É, como brincou o jornalista Pablo O. Scholz no site do Clarín, uma espécie de versão local do Barbenheimer, apelido dado ao lançamento simultâneo dos hollywoodianos Barbie e Oppenheimer. Qual fará mais sucesso nas bilheterias? E junto aos críticos?
Elijo Creer foi bancado por uma produtora independente, a Digicine, responsável por Argentina, 1985 (2022), que concorreu ao Oscar de melhor filme internacional, e é o documentário oficial, com aval da Asociación del Fútbol Argentino, sobre a campanha do título erguido pela seleção do técnico Lionel Scaloni em 18 de dezembro. Deve estrear em pelo menos 150 cinemas. Muchachos tem a Disney por trás e provavelmente ocupará o dobro de salas. O filme se baseia em um conto de Hernán Casciari e tem foco na celebração do povo, incorporando vídeos amadores e caseiros feitos pelos próprios torcedores.
Veja, abaixo, o trailer de Muchachos:
Ainda não há previsão de lançamento no Brasil ou no streaming.