O que te Faz Mais Forte (Stronger, 2017), que a Tela Quente exibe nesta segunda-feira (19), às 23h, na RBS TV, conta uma história real de dor e superação. Uma história de como um homem comum, ao ser apanhado por um evento fatídico – um ataque terrorista –, torna-se símbolo tanto da tragédia quanto da esperança.
O filme é baseado no livro que o americano Jeff Bauman, hoje com 34 anos, escreveu sobre seu próprio drama. No dia 15 de abril de 2013, ele estava assistindo à Maratona de Boston, nos Estados Unidos, quando, perto da linha de chegada, explodiram duas bombas feitas com panelas de pressão, em um atentado organizado por dois irmãos chechenos. Influenciados pelo extremismo islâmico, Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev causaram a morte de três pessoas, incluindo um menino de oito anos, e feriram 264.
Bauman, que estava esperando sua namorada, Erin Hurley, completar a prova, foi uma dessas pessoas. Seu sofrimento se espalhou pelo mundo. É ele o jovem de uma foto chocante, aquela em que o homem com chapéu de caubói – o ativista Carlos Arredondo – segura com a mão uma das artérias de Bauman, após o rapaz perder parte das pernas nas explosões.
Como a gente se recupera de uma coisa assim? Esse é o foco do filme dirigido por David Gordon Green, que tem no currículo títulos interessantes, como Contra Corrente (2004) e Prince Avalanche (2013) – que lhe valeu o Urso de Prata no Festival de Berlim. Ele também assinou Halloween (2018), em que a atriz Jamie Lee Curtis, 40 anos depois, retoma seu papel na franquia de terror iniciada por John Carpenter.
Quem interpreta Jeff Bauman é Jake Gyllenhaal, um ator que merecia mais reconhecimento do que tem – só concorreu ao Oscar uma vez, como coadjuvante, por O Segredo de Brokeback Mountain (2005), mas também colheu elogios por O Abutre (2014) e Animais Noturnos (2016). Tatiana Maslany, a atriz de múltiplas personagens do seriado Orphan Black (2013-2017), encarna Erin Hurley.