Neste domingo (16), rola uma celebração pela chegada do outono com muita cerveja artesanal e comida de boteco. O Festival de Outono é uma parceria entre Cervejaria Hatha, Cervejaria Daluz, Feira Realiza e Santa Anexo.
Além da gastronomia, haverá expositores de produtos locais e atrações musicais – com destaque para a banda Paula Martini Soul Fellas, com um repertório de soul/funk e rock music.
O evento é aberto ao público e rola no pátio do Santa Anexo (Rua Santana, 1.311), das 12h às 22h. Em caso de chuva, será transferido.
Queijo da Fronteira
Já conhecia os queijos da Canto Queijaria de eventos aqui em Porto Alegre, organizados pelo Sebrae RS. E sempre tive muita curiosidade com essa empresa familiar que fica em Uruguaiana e tem toda a produção por conta do casal Mariana e Paulo.
Os dois trabalharam muitos anos com moda e marketing em Porto Alegre. Viajaram pros EUA, voltaram ao Brasil, foram atrás das origens, instalaram-se na propriedade rural da família do Paulo e colocaram em prática a produção de queijos artesanais e autorais.
Cada queijo é criado por meio de diferentes experiências. São produzidos com leite cru, maturados pelo tempo e carregam no sabor o terroir do pampa e a cultura local.
A Canto também tem um projeto muito bacana – o EducaCanto. Recebem crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares, aproximando os alunos do campo e da produção de queijo. Também recebem visitantes em experiência guiada pela propriedade, finalizada com degustação.
Os queijos são enviados para todo o país e podem ser encomendados pelo perfil de Instagram @cantoqueijaria. Em Porto Alegre, fazem parte do cardápio do restaurante Capincho. Também estão no Valle Rústico e Alpino (Bento Gonçalves) e no Alma (Cambará do Sul).
Novidades no fogo
Outono traz cardápio novo na cozinha do Fogo (Rua Marquês do Pombal, 1.127, Moinhos de Vento). Um misto de bar e cozinha, é um dos lugares mais bacanas que conheci nos último seis meses, que é o tempo em que está aberto.
Tem apenas um grande balcão, e o atendimento é feito pela mesma pessoa que prepara o alimento – no fogo!
As novidades trazem a força da culinária sulista adaptada para o projeto, que tem o fogo como elemento principal. Destaque para a burrata gratinada, o matambrito finalizado com mel de Cambará do Sul com trufas e molho de ostras e a lasanha de brisket, com mozarela e molho de tomate.
O Fogo funciona de terça a sexta, das 12h às 15h e das 18h às 23h. No sábado, das 12h às 23h, e no domingo, das 12h às 17h. Redes sociais: @fogo.poa.