Bergamota na Zona Sul
O projeto A Zona Sul é a Minha Praia lançou a sexta temporada do Roteiro de Inverno Bergamota. A proposta é uma delícia: 20 estabelecimentos gastronômicos da região participam, oferecendo preparos protagonizados pela fruta.
São bares, restaurantes, cafés, todos na zona sul da Capital. O roteiro com os pratos com berga (como o mil-folhas do Rony Francês, da foto) pode ser conferido até agosto. Mas a dica é salvar o guia em versão digital que está na bio do perfil no Instagram @azonasuleaminhapraia e seguir conhecendo cada vez mais essa região tão bacana da cidade – o ano todo!
Sabonetes autorais
Amo cheirinhos perfumados e sou encantada por sabonetes artesanais. A PR Saboaria, da Priscila Rosa, foi uma surpresa encantadora que descobri pouco antes de sair de férias.
Não dá nem vontade de usar os produtos, de tão lindos que são. Mas use, sim, porque além de cheios de detalhes, têm também muita qualidade. São produzidos com ingredientes naturais, como óleos e manteigas nobres, com a proposta maravilhosa de ressignificar o momento do banho, tornando o ponto alto de relax do dia.
Outra dica importante é que também produzem xampu e condicionador em barra, o que é ótimo para viajar, especialmente em tempos em que, cada vez menos, se despacham malas e o volume de líquidos autorizado na bagagem de mão é restritivo.
Encomendas pelo site prsaboaria.com.br com envio para todo o Brasil. Em Porto Alegre, tem entrega expressa por motoboy. Instagram: @prsaboaria.
Vinhos de Retamal
Na última semana, participei de uma degustação de vinhos com o enólogo Marcelo Retamal. Um dos mais destacados profissionais da sua área no Chile, é enólogo e sócio da Viñedos de Alcohuaz e apresentou também rótulos do seu projeto RETA. Marcelo hoje produz vinhos em diferentes regiões do seu país e, também, na Espanha – na Serra de Salamanca, Jerez e Rioja.
Os vinhos assinados por Retamal são garantia de qualidade. Mas quero deixar a dica de dois que me surpreenderam especialmente: o Chardonnay Quebrada Seca RETA, com amadurecimento de 24 meses em barricas de carvalho, encorpado e untuoso em boca; e o Tococo de Alcahuaz, um Syrah produzido a 1.800 metros de altitude e que foi eleito o melhor da sua categoria no Chile por quatro anos seguidos.
Conversar com Retamal é uma aula acessível de conhecimento e competência no mundo do vinho. Deixo para vocês duas dicas que ele me deu: a primeira é que, quando em um bom restaurante você não conhecer nenhum dos rótulos chilenos, vá pelo Syrah. É uma das uvas que melhor se dá no país. E no caso dos brancos, a juventude é sinal de qualidade. O momento do engarrafamento do vinho branco é o ápice daquele produto no Chile.
Os vinhos de Marcelo Retamal são distribuídos no Brasil pela Decanter e comercializados em Porto Alegre pelo Armazém dos Importados.
Mel Afável
A produção de mel no Rio Grande do Sul busca cada vez mais a qualidade. Novas marcas entram no mercado trazendo rótulos com características específicas buscadas pelos apaixonados pelo produto.
O mel Afável é produzido aqui no Estado, no Vale do Taquari, junto ao Rio Forqueta, na cidade de Coqueiro Baixo, pertinho de Nova Bréssia. São duas qualidades: o que é produzido a partir do néctar de flores de uvas japonesas (trazendo um sabor suave e frutado) e o a partir de flores silvestres (com um sabor distinto dos outros tipos, mais forte e complexo, e com coloração escura).
O produto custa a partir de R$ 39,90 (pote de 275g) e pode ser encomendado pelo site afavelmel.com.br ou comprado na loja Pampas Prime (Rua Casemiro de Abreu, 1.212, bairro Bela Vista).