Bastaria saber que ela tem mais de 150 anos de vida, que seu lindo prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que reúne 250 mil volumes e que guarda boa parte da história do Rio Grande do Sul. Ah, e que é possível visitá-la de graça!
Mas se tudo isso não for suficiente, aqui vai mais um apelo: até 17 de fevereiro, a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul abriga também a exposição Caminhos de Proust, em homenagem aos cem anos da morte do escritor francês, autor da célebre coleção Em Busca do Tempo Perdido, e à conclusão da primeira fase da restauração da construção histórica.
Com curadoria do médico e escritor gaúcho Gilberto Schwartsmann, a mostra apresenta obras raras, incluindo uma primeira edição da obra-prima de Proust, acompanhadas por uma linha do tempo que descreve um pouco de sua época. São mais de 200 itens em exposição, parte deles cedidos da coleção Bia e Pedro Corrêa do Lago, considerado o maior colecionador privado de manuscritos da América Latina.
Tudo começa, na recepção, com uma imagem de Proust em tamanho natural e pode se encerrar, no segundo piso, com um chá acompanhado de madeleines, os doces experimentados pelo escritor que o fizeram lembrar da infância e dar início a sua obra mais conhecida.
Se tiver sorte, como eu tive, ainda que de forma involuntária, de acompanhar uma visita guiada com um grupo de crianças, o passeio ficará ainda mais divertido e interessante.
Depois, aproveite o fato de estar a poucos passos da Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, para seguir fazendo um roteiro de (re) descoberta da Capital, que ainda celebra seu 250º aniversário. É um presente que você pode dar a si próprio no início deste ano. Confira a seguir algumas sugestões.
Para ir
- Até 17 de fevereiro, na Biblioteca Pública do RS (Rua Riachuelo, 1.190, na Capital)
- Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, sábados, das 10h às 17h
- Gratuito
Para circular
Mesmo que você seja morador de Porto Alegre, é sempre bom (re)conhecer a cidade e, quem sabe, (re)apresentá-la a si próprio ou a visitantes nesse período de verão.
Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n, fone 51 3227-5100)
A programação de verão inclui o já clássico Sbørnia Kontra’Atracka, de 13 a 29 de janeiro, às sextas, sábados e domingos, e os espetáculos do Porto Verão Alegre, às terças, quartas e quintas-feiras, a partir de 10 de janeiro. Lembrando que você pode almoçar no restaurante ao lado do teatro, o Du’Attos, no Multipalco, de segunda a sábado, das 11h30min às 15h. Fique atento também às possibilidades de visitas guiadas previstas para janeiro e fevereiro, cujo agendamento pelo site se esgota rapidinho.
Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/nº)
A sede do governo do Estado completou cem anos em 2021, e você pode até fazer um tour virtual para conhecê-lo (palaciopiratini.rs.gov.br/tour-virtual), mas se estiver por perto, por que não dar um pulo até lá, pelo menos para admirar a fachada em estilo neoclássico? Como não havia definições até o final do ano sobre visitas guiadas de janeiro e fevereiro (as inscrições são individuais, mas é possível ir com escolas ou grupos), se você quiser conhecer seu interior, é preciso ligar para agendar o passeio pelos fones (51) 3210-4169 ou (51) 3210-4170. Lembrando que o prédio abriga inúmeras obras de arte, entre as quais as do pintor Aldo Locatelli.
Catedral Metropolitana (Rua Duque de Caxias, 1.047, telefones (51) 3228-6001 e (51) 3225 4980)
Os horários de abertura são variáveis de sábado a segunda, mas de terça a sexta-feira as portas estão abertas das 9h às 19h. Assim como seu vizinho, o Palácio Piratini, o templo completou o centenário do lançamento de sua pedra fundamental em 2021. Em estilo renascentista, a construção chama atenção também por sua cúpula, avistada de vários pontos da capital gaúcha. Veja mais em catedralpoa.com.br
Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973, telefone (51) 3289-8292)
Em 2023, fará uma década da abertura da pinacoteca neste local. Antes disso, o belíssimo casarão de 1893 em estilo eclético era quase uma ruína e se transformou de novo, com o restauro, nessa pequena joia, por fora e por dentro. Recebe exposições de artes visuais, recitais, palestras, cursos. Durante o mês de janeiro, mesmo com a previsão de pintura, a Pinacoteca permanece aberta ao público. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. Não tem cafeteria, mas me contam que bem em frente abriu uma pequena e simpática padaria chamada Pão e Maria (Duque, 864) que, além de pães e outros quetais, oferece lanches (@paoemariapadaria).
Solar dos Câmara (Rua Duque de Caxias, 968, telefones (51) 3210-2048 ou (51) 3210-1087)
Prédio residencial mais antigo da capital gaúcha (o início da construção data de 1818), é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e, desde 1981, pertence à Assembleia Legislativa. Fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h30min, e funcionará normalmente durante o mês de janeiro.
Viajando em 2023
O ano começa com a 4ª temporada do BetoNoMundo, conduzido pelo globe-trotter Beto Conte. A série de conversas sobre viagens começou em 2020, com a pandemia, e já soma 75 episódios. Esse mosaico global do viajante, que já percorreu 143 países em todos os continentes, é apresentado via Zoom e YouTube. A nova temporada, a partir do dia 9 de janeiro, às 19h, traz material inédito de sua recente viagem através da Ásia Central. Confira a sequência:
- 09/01 – Cazaquistão
- 23/01 – Quirguistão
- 06/03 – Uzbequistão
Inscrições gratuitas neste link
Todos os episódios em YouTube.com/triptraveltur