Abordar os próprios roteiros ou de outros viajantes é coisa que Beto Conte, que já carimbou seu passaporte em 139 países, faz há anos. E, nesses tempos de confinamento causado pela pandemia, Beto migrou seus relatos para as plataformas digitais: em quase todas as segundas-feiras, sempre às 19h, ele está ao vivo pelo Zoom ou YouTube, falando de locais já visitados e trazendo a perspectiva de, assim que possível, sairmos por aí viajando.
Em meados de fevereiro, quando ainda não se vivia esse momento dramático da pandemia, Beto fez sua primeira viagem internacional após um ano. E é sobre o Egito que ele vai falar na próxima segunda, dia 22. Uma pequena ideia do que ele vai tratar:
"Alguns lugares nos remetem ao nosso imaginário da infância. O Egito Faraônico, com suas pirâmides, templos e múmias é um deles. Após um ano de 'hibernação' em função da pandemia, foi sensacional quebrar o jejum retornando aos sítios arqueológicos que resgatam 5 mil anos de história e dão vida a personagens como Quéops, Ramsés II, Tutancâmon e Cleópatra. Foi uma viagem no tempo da unificação do Egito em 3100 a.C. até a conquista Romana, e o fim da civilização faraônica com a cristianização bizantina e islamização árabe. Com poucos turistas, pude mergulhar no passado junto à Esfinge, a Abu Simbel e Luxor, sendo resgatado ao presente no bazar do Cairo, navegando pelo emblemático Nilo e no fantástico mundo subaquático do Mar Vermelho".
Inscrições no www.triptravel.com.br/eventos
***
Altar inusitado
Entre as acomodações mais inusitadas (e desejadas do mundo) listadas pelo Airbnb, uma é o Altar, projeto de "casas flutuantes" ao pé da Serra da Mantiqueira, no interior da Fazenda Pedra Alta, a menos de duas horas de São Paulo. Além do design e da integração com a natureza (a casa é construída com madeira de reflorestamento), conta com energia solar e tratamento dos resíduos, flutuando na represa do Jaguari, a mais alta da região.
Para os hóspedes, é oferecida uma curadoria para passeios de barco, a pé ou a cavalo, descoberta da gastronomia regional ou, se for a preferência, a possibilidade de isolamento total.
A casa tem 38 metros quadrados na parte interna e 26 metros quadrados na parte externa. Na beira da represa fica um pequeno rancho de apoio, com estacionamento, vestiário, banheiro e uma lojinha exclusiva com produtos locais e itens básicos.
***
Brasil rural
Abertas na semana passada, podem ser feitas até 2 de abril as inscrições ao "Projeto Experiências do Brasil Rural". A parceria entre os ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Universidade Federal Fluminense pretende promover o turismo em áreas rurais do país. Devem ser selecionados oito roteiros turísticos das cadeias agroalimentares do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia nas cinco regiões do país.
Para informações e inscrições, acesse pesquisaturaf.uff.br
***
Balanço do turismo
Na semana passada, a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou um comunicado que, em resumo, trazia o seguinte levantamento:
- um em cada três destinos em nível mundial se mantinha completamente fechado ao turismo devido à pandemia de coronavírus, especialmente na Ásia e Europa;
- em novembro passado, com as flexibilizações daquele momento, o número foi menor que o atual, 27%;
- o auge dos fechamentos foi registrado em maio de 2020, quando 75% dos destinos mundiais ficaram fechados.
***
Ao redor do mundo
Com quase 500 mil inscritos em seu canal no YouTube, a plataforma Around the World 4k mostra dezenas de destinos no mundo, de forma virtual. São locais icônicos, que vão das Cataratas do Niágara a Florença, de Bali a Seattle. As lindas imagens em movimento dão um certo alento no momento em que precisamos ficar parados. Confira em www.youtube.com/c/aroundtheworld4k
***
Restauração na Capital
No mês em que Porto Alegre completa 249 anos, é bom ver que um de seus símbolos, a Fonte Talavera, passará por restauração. A terceira intervenção em pouco mais de duas décadas deve durar dois meses. Considerando o descaso com o patrimônio, pelo menos o marco zero da cidade recebe um pouco de atenção.