Uma estrutura de 42 metros de altura — somando o pedestal e a imagem — está sendo construída em Encantado, no Vale do Taquari, que, segundo a organização, deverá ser o maior Cristo do Brasil, superando até mesmo o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com seus 38 metros de altura (30 de pedestal). Uma missa, neste domingo (24), vai marcar o lançamento da obra, que, na verdade, já começou.
Até agora, segundo Rafael Fontana, empresário e morador de Encantado, um dos voluntários da Associação Amigos de Cristo e porta-voz do grupo, já foram erguidos 18 metros da estrutura e, até o final de dezembro, será atingida a marca de 27 metros da obra na qual até agora foram gastos R$ 350 mil de um total dos R$ 1,7 milhão orçados. O dinheiro, segundo a associação, virá totalmente de doações de pessoas físicas e jurídicas.
— É uma cidade religiosa que resolveu se unir em torno dessa ideia — diz Fontana, que acredita no potencial turístico do projeto.
A área, no chamado Morro das Antenas, próximo à Lagoa da Garibaldi, foi doada por famílias que idealizaram a construção do Cristo há quase uma década. Embora a ideia tenha sido encampada durante o último período eleitoral pelo prefeito Adroaldo Conzatti, não haveria recursos públicos envolvidos, conforme a associação.
O projeto estrutural é do engenheiro Marcos Bastiani, de Muçum, mas, para a execução da imagem, ainda não teria sido selecionado o escultor, fase ainda em tratativas. O que se sabe é que, conforme o projeto, um elevador interno levará até a altura do peito da imagem, para que os visitantes possam ter uma vista panorâmica do vale. O local fica a cerca de 10 quilômetros do centro de Encantado e, para acessá-lo, há quase três quilômetros de estrada de chão.
Como este domingo é, no calendário de diversas igrejas cristãs, dia de Cristo Rei, a data foi escolhida para a cerimônia, que terá a presença de um bispo nascido em Encantado, dom Paulo Antônio de Conto, bispo emérito de Montenegro.
A celebração será neste domingo, às 16h, no Morro das Antenas, próximo à construção do Cristo.
Mais informações neste site.