O casal de jornalistas Kátia, 54 anos, e Marcos Hoffmann, 59, completou no último dia 10 de outubro um roteiro digno de livro de recordes. Ou quase isso. Talvez poucas pessoas, como eles, tenham percorrido os 497 municípios do território gaúcho. De carro, eles andaram milhares de quilômetros, desde 2005, até completar o feito, no último dia 10, com as cidades derradeiras percorridas em ritmo de maratona. Conversei com eles por WhatsApp, quando ainda estavam na estrada, para que contassem como foi encerrar essa aventura. Quem respondeu foi o Marcos
(a Kátia o acompanhou em 95% das viagens). Confira:
Em que momento surgiu a ideia de percorrer os 497 municípios?
Começamos a viajar de carro em 2005. No ano seguinte, fomos até o Sudeste — Minas, Rio, Espírito Santo. As viagens pelo Rio Grande do Sul foram aumentando com a criação do blog Viajando de Carro. Há dois anos, depois que me aposentei, percebi que faltavam pouco mais de cem cidades para conhecer. Daí surgiu a ideia de conhecer todas elas.
Qual foi a primeira cidade que visitaram? E a última?
Não temos ao certo uma primeira cidade que visitamos, pois no início não pensávamos nesta maratona. Então não havia planejamento, mas Salvador do Sul foi a primeira com registro no blog Viajando de Carro. Giruá foi a última visitada.
Quanto tempo levaram?
As viagens começaram em 2010 e desde 2017 ganharam força.
Qual a maior distância?
A viagem mais longa feita de uma vez só foi para Barra do Quaraí: 700 quilômetros. Já fizemos viagens longas, mas em dois dias.
O que vocês diriam das estradas?
No geral, estradas ruins, com raras exceções. Tem estrada de chão que está melhor do que muito asfalto. Até mesmo estradas que já foram boas estão se degradando, como a BR-386, por exemplo, que agora vai ganhar muitos pedágios.
Qual foi o tempo mínimo e máximo que ficaram em um lugar?
Não gostamos de ficar muito tempo no mesmo lugar. Viagens só para conhecer cidades são curtas. Só o tempo de fotografar e ir para a próxima. Dificilmente ficamos mais de dois dias em algum lugar. Quando gostamos de algo em determinada região, voltamos em outra oportunidade.
Qual foi a coisa mais inusitada que viram?
Viajando de carro pelo interior do Interior se vê muita coisa. Tivemos de cruzar estrada em meio a animais soltos — bois, vacas e até ovelhas. Já seguimos a indicação do GPS e acabamos numa estrada que terminava na cerca de uma fazenda. Conhecemos cascatas escondidas no meio da mata.
Vocês têm um ranking das cidades preferidas?
De cidades, não. Mas gostamos muito da Serra, do Vale do Taquari e da região da longevidade (Veranópolis e arredores). Também descobrimos muitos lugares bonitos às margens do Rio Uruguai.
Para qual delas voltariam hoje?
Temos planos de voltar a Barra do Guarita e atravessar de balsa para SC. Itaqui surpreendeu, e vamos voltar.
Para além das dicas de blog/redes sociais, vocês têm algum projeto pra esse conteúdo?
Já pensamos em escrever um livro sobre o assunto.
E agora? Qual a próxima viagem?
Queremos voltar com mais calma para algumas regiões e estender viagens para outros Estados. Já conhecemos bastante do Brasil.