Na última década, pelo menos, tenho ido com regularidade a Garibaldi, na Serra. A cidade de
33 mil habitantes a cerca de 110 quilômetros de Porto Alegre é, para mim, perfeita para passar um final de semana. Quer comida e bebida boa? Tem. Quer tranquilidade? Tem. Quer atrações e roteiros turísticos? Também tem. Montei esse meu roteiro de "Algumas horas em…", inspirado no 36 Hours do New York Times, com base em não uma, mas em várias visitas. Assim, espero ajudá-lo a montar o seu passeio. A cada vez que volto sempre encontro algo de novo para fazer.
1 - Manhã de sábado - Ao chegar, comece com um passeio a pé pela rua principal, a Buarque de Macedo. Nos últimos anos, ela passou por revitalização: as calçadas ficaram mais largas, os fios desapareceram e os prédios foram restaurados. O comércio é variado, e você deverá entrar pelo menos em um estabelecimento: o café Luna Park, um dos pontos do roteiro "Garibaldi, uma cidade de cinema" (onde houve locações para filmes, minisséries e novelas). Outro ponto de parada para um café é uma novidade dos últimos meses: o Jardim Gastronômico, uma área ao ar livre com deques para ficar só batendo papo onde, óbvio, há várias opções para comer e beber. O almoço de sábado, quem me conhece já sabe, só pode ser na Osteria della Colombina, na Estrada do Sabor, a 11 quilômetros do Centro: comida de verdade, o carinho da dona Odete e de todo mundo no porão da típica casa da colônia italiana e a "colombina" que se leva para casa para lembrar de tudo isso.
2 - Tarde de sábado - O almoço certamente será longo, mas sobrará tempo para outras atrações da Estrada do Sabor: vinícolas, casas com produtos coloniais em geral, passeios pelas propriedades... Se calhar, já que o lugar não é aberto à visitação, mas às vezes abriga eventos, no final da rota dá para conhecer a Villa Fitarelli, museu etnográfico que reproduz uma antiga vila italiana integrante do roteiro de cinema, com construções em madeira e pedra sobre a qual você também já me ouviu falar. Ao retornar à cidade, quem sabe um drinque para abrir o apetite para o jantar? Aqui a dica é a Tabacaria Benvenuto (Rua Dante Grossi, 249). Daria para jantar por ali, mas tenho outras duas dicas deliciosas para a noite.
3 - Noite de sábado - Minha opção de hospedagem é o Hotel Casacurta, onde se é recebido com espumante e atenção e que tem um dos melhores restaurantes da cidade, a Hostaria Casacurta, com clima meio medieval, meio romântico, meio rústico. Me impressionou a agilidade, sem prejuízo ao sabor. Mas se a ideia for sair, a dica é a Trattoria Primo Camillo, que terá o mesmo ambiente charmoso de porão de pedra. O que me marcou foi a entrada sugerida: um pão colonial recheado com molho quatro queijos.
4 - Manhã de domingo - Se pretender almoçar não muito tarde antes de voltar para casa, acorde cedo para esbaldar-se no café da manhã no Casacurta. Depois, opções por perto para passear: o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi (Dr. Carlos Barbosa, 77), com um pouco da história da cidade e da imigração italiana; o largo da estação ferroviária (mesmo que você não faça o passeio de Maria Fumaça, que passa por ali, vinda de Bento, costuma receber uma feira de carros antigos e tem ótimo espaço para se deixar ficar) e a visita guiada à vinícola Garibaldi (Independência, 845). É rápida e bem estruturada e se encerra com degustação. Na frente da vinícola, se quiser mais lembranças gastronômicas, há um núcleo com chocolateria, loja fofinha de produtos como geleias e biscoitos e queijaria.
5 - Tarde de domingo - Se tiver ido à vinícola Garibaldi, você já terá passado por um dos pontos da Via Orgânica, mais uma das rotas dedicadas aos turistas. Dela, ainda fui ao Sítio Crescer, a nove quilômetros do Centro. Tem hortaliças, temperos e frutas orgânicos, açudes para banho e pesca, "sitiotur", hostel e salão de eventos. Dali, você não estará longe do destino que é a sugestão de almoço e pertence à mesma rota, o restaurante Valle Rústico (15 da Graciema), uma pequena propriedade rural onde a refeição no porão da casa, com a comida do chef Rodrigo Bellora, também deixará excelentes recordações. E você poderá continuar o passeio da tarde pelo Vale dos Vinhedos, que é logo ali, caso ainda tenha forças e disposição, antes de iniciar o retorno. Eu sempre volto cansada e feliz.