O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Em Santo Ângelo, o governador em exercício, Gabriel Souza, instalou a Comissão Oficial dos 400 anos das Missões Jesuísticas Guaranis, que serão celebrados em 2026. No total, 36 entidades irão atuar em projetos para desenvolver o turismo e impulsionar a economia e a cultura local.
A comissão ficará responsável por organizar todas as atividades relativas à comemoração dos 400 anos. Além da instalação do grupo, Gabriel Souza também sancionou a lei que institui a Cruz Missioneira como símbolo oficial das Missões Jesuísticas Guaranis. De autoria do deputado Eduardo Loureiro (PDT), o projeto estabelece o formato tradicional da cruz com as seis extremidades, todas no mesmo tamanho e formato, e ainda determina que, onde for instalado, o símbolo deve estar acompanhado de texto explicativo.
Acompanhado da secretária de Cultura, Beatriz Araujo, Gabriel Souza apresentou investimentos já realizados pelo governo do Estado na região, e destacou que os festejos oportunizam o desenvolvimento das Missões.
— As celebrações, mais do que fomentar o turismo e a economia, representam um resgate histórico. As políticas públicas para apoio a povos originários são o centro das comemorações. Se não fosse a presença deles, não teríamos o que comemorar nesses 400 anos.
O governador em exercício abordou também uma lista de projetos apontados pelas prefeituras da região, representadas pela Associação dos Municípios das Missões, que juntos somam R$ 60 milhões — desse valor, o governo do Estado fez avaliações preliminares e estima que R$ 40 milhões têm potencial para se concretizar.
As propostas foram apresentadas ao governador Eduardo Leite no final de outubro, quando recebeu uma comitiva de prefeitos da região. Entre as pautas, estão a requalificação dos atrativos turísticos, a projeção de novos museus, a qualificação do artesanato e das aldeias guaranis, a implantação de projetos educacionais com o tema dos 400 anos e a requalificação de rodovias — como a construção de novas pistas na RS-344, entre Santa Rosa e Entre-Ijuís, a remodelação dos trevos na RS-344 e RS-218, e melhorias nos acessos de Rolador, Garruchos e Pirapó.
Durante a solenidade, Gabriel recebeu de presente um quadro de 1,2 m por 90 cm com a fotografia de uma menina guarani. A imagem, registrada pelo fotógrafo Edegar Cavalheiro, foi compartilhada pelo governador Eduardo Leite nas suas redes sociais há algum tempo, e agora o próprio autor do registro teve a oportunidade de presentear os chefes do Executivo gaúcho.