O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
As duas primeiras convenções em Porto Alegre chancelaram o já esperado apoio à reeleição de Sebastião Melo. Podemos, no sábado (20), e Solidariedade na noite de segunda-feira (22) selaram a aliança com a chapa do prefeito e apresentaram suas nominatas para a disputa ao Legislativo.
Coube ao presidente estadual do Solidariedade e vereador, Cláudio Janta, anunciar os 36 candidatos que vão tentar uma cadeira na Câmara de Vereadores. A expectativa do partido é conseguir pelo menos duas das 35 vagas – atualmente, a sigla tem apenas Janta como representante.
Melo participou da convenção no CTG Estância da Azenha, no bairro Praia de Belas, e discursou lembrando que o Solidariedade foi o primeiro partido que o apoiou em 2020. Janta, por sua vez, lembrou de projetos de lei aprovados com o apoio do prefeito ao longo da legislatura.
No sábado, o Podemos deu largada dupla: além de ter sido a primeira legenda a realizar convenção na Capital, é também a primeira vez que o diretório municipal realiza o ato. No Hotel Embaixador, no Centro Histórico, cerca de 700 pessoas foram apresentadas aos 36 nomes que vão disputar espaço na Câmara Municipal.
O prefeito também foi ao ato do Podemos, onde convocou os correligionários a participarem da campanha na rua, chancelado pelo presidente municipal da sigla e secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo.
As próximas convenções na Capital estão marcadas para sexta-feira (26), e devem confirmar dois candidatos a vice. A partir das 18h, o PL se reúne para chancelar a indicação de Betina Worm como candidata na chapa com Sebastião Melo. O ex-presidente Jair Bolsonaro deve participar do evento a partir das 20h.
No mesmo horário, a federação PSOL-Rede se reúne para confirmar Tamyres Filgueira (PSOL) como vice de Maria do Rosário (PT).