Em sua primeira incursão eleitoral pelo Rio Grande do Sul este ano, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chega ao Estado nesta quarta-feira (24) para participar de atos com pré-candidatos em pelo menos três municípios.
Bolsonaro é esperado para eventos em Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. No caminho, ele deve passar ainda por São Leopoldo, Farroupilha, Sapucaia do Sul e Canoas.
O ponto alto da visita é a convenção do PL em Porto Alegre, na noite de sexta-feira (26). Em um evento para 3 mil pessoas na Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, ele fará o discurso de encerramento do ato que irá homologar o nome de Betina Worm como candidata a vice na chapa do prefeito Sebastião Melo (MDB).
Bolsonaro desembarca no Aeroporto Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna, em Santa Catarina, por volta das 16h de quarta-feira. De lá, faz 310 quilômetros de carro até São Leopoldo. Na manhã seguinte, segue viagem a Caxias do Sul, na Serra.
No principal município da Serra, o ex-presidente será recebido com uma carreata e participa de um ato a céu aberto na Praça Dante Alighieri, endossando a candidatura a prefeito do vereador Maurício Scalco (PL). Bolsonaro segue depois para Farroupilha, onde almoça em uma cantina com o prefeito Fabiano Feltrin (PL), que não concorre à reeleição.
O destino seguinte é Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Em outro evento aberto, o ex-presidente chancela o apoio à candidatura do ex-deputado Sérgio Moraes (PL) à prefeitura. Bolsonaro pernoita na cidade e na sexta viaja a Porto Alegre. No caminho, há expectativa de paradas em Sapucaia do Sul e Canoas, para rápidos encontros com apoiadores e pré-candidatos do partido.
Na Capital, Bolsonaro almoça com aliados políticos e passa a tarde concedendo entrevistas à imprensa. À noite, termina a convenção do PL e se encontra com Melo.
De acordo com o deputado federal Luciano Zucco (PL), não haverá gravações para a propaganda de rádio e TV. Eventuais participações na campanha de aliados ficará para uma segunda visita do ex-presidente ao Estado. No total, o PL deverá ter 150 candidatos a prefeito e vice e cerca de 3 mil a vereador.