O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Rio Grande do Sul entre os dias 24 e 27 de julho e vai participar de convenções municipais e eventos do PL para dar sua bênção aos pré-candidatos. A visita ao Estado será para Bolsonaro conhecer os postulantes com apoio dos liberais, falar com apoiadores e registrar material para ser usado nas campanhas.
Em Porto Alegre, Bolsonaro deve referendar a indicação de Betina Worm a vice de Sebastião Melo (MDB). A convenção do PL na Capital mudou de data para contar com a presença do ex-presidente: seria na manhã do dia 27 e agora ocorrerá no dia 26, a partir das 19h.
Mesmo com convenção do MDB marcada para o dia 27, um encontro de Bolsonaro com Melo não está sendo organizado, de acordo com o deputado federal Luciano Zucco, que preside o PL em Porto Alegre:
— Bolsonaro participa da convenção no dia 26 e vai embora no sábado (27). Vou convidar o prefeito Melo, mas não tem agenda prevista. Bolsonaro vai estar presente em alguns locais, vai fazer uma ginástica para percorrer várias cidades.
De acordo com Zucco, pelo menos quatro cidades têm a presença confirmada do ex-presidente, além de Porto Alegre: Canoas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo. São municípios em que o PL deve ter cabeças de chapa. Bolsonaro também deve participar de encontros no Vale do Taquari.
A agenda de Bolsonaro ainda está sendo alinhavada pelos diretórios municipais e estadual, e deve ser fechada entre este sábado (20) e a segunda-feira (22).
Evento público na Serra
Para a quinta-feira (25), está sendo organizada a ida de Bolsonaro à Serra, onde vai endossar o vereador Maurício Scalco (PL) como pré-candidato em Caxias do Sul, segundo maior colégio eleitoral do Estado. Um evento em praça pública está sendo organizado pelo diretório caxiense para receber o ex-presidente. Na corrida pela prefeitura, Scalco deve ter a vereadora Gladis Frizzo (PP) como vice, e conta com o apoio do Podemos e do Novo.
O ex-presidente também deve registrar presença em Farroupilha para validar a disputa do atual vice-prefeito Jonas Tomazini (MDB) pela sucessão de Fabiano Feltrin (PL), que decidiu não se candidatar à reeleição. Tomazini tem o vereador Thiago Brunet (PP) como postulante a vice.