O governo estadual vai investir R$ 9 milhões no aeroporto de Torres, no Litoral Norte, para que a estrutura passe a receber voos comerciais. O aporte foi anunciado pelo governador Eduardo Leite durante vistoria no aeródromo, nesta sexta-feira (28), e inclui a aquisição do sistema de iluminação PAPI (que orienta os pilotos) e uma nova estação meteorológica.
O terminal do Litoral Norte, que atualmente opera apenas voos particulares, é visto como alternativa para ampliar as rotas no Rio Grande do Sul durante o período de interdição do Salgado Filho.
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, projeta que a instalação dos novos equipamentos seja feita até o início de setembro. Nesse período, o governo vai selecionar uma operadora para o aeroporto.
—Vamos abrir a possibilidade de as empresas se apresentarem. Pode ser a Infraero ou outra empresa que se coloque à disposição — disse Costella.
Controlada pelo governo federal, a Infraero demonstrou interesse em receber a outorga do aeroporto, mas o governo gaúcho deseja manter o controle sobre o espaço e delegar apenas a gestão.
Na quinta-feira (27), o governador se reuniu em São Paulo com representantes das empresas Azul, Latam e Gol para apresentar as possibilidade de ampliação no número de voos no RS.