Quem conhece o psiquiatra Flávio Pechansky sabe que seu nome é sinônimo de dedicação à pesquisa sobre álcool e drogas. Pois esse professor do Serviço de Psiquiatria de Adições e Forense do Hospital de Clínicas de Porto Alegre terá um novo desafio a partir de segunda-feira (17). Pechansky será o primeiro brasileiro a presidir o Conselho Internacional de Álcool, Drogas e Segurança no Trânsito (ICADTS na siga em inglês).
O professor adianta que uma das suas principais tarefas será a busca por soluções para países em desenvolvimento, que comportam a maior parte da frota mundial de veículos e a menor parcela do orçamento para a segurança no trânsito. Ao mesmo tempo, são responsáveis pela maior quantidade de mortes em acidentes. O mandato terá duração de três anos.
A escolha de Pechansky, que é professor titular de Psiquiatria na UFRGS e criador do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD), atesta também a qualidade da produção científica desenvolvida no Clínicas, onde foram realizados os primeiros estudos nacionais sobre álcool e drogas no trânsito, e onde se encontra um laboratório de simulação para pesquisa.
O ICADTS foi fundado em 1950 por Robert Borkenstein, inventor do primeiro bafômetro. O Conselho busca contribuir para redução da mortalidade e morbidade ocasionadas pelo uso indevido de álcool e drogas por motoristas, articulando a colaboração e as trocas de informações entre profissionais de Direito, Medicina, Economia, Educação e agentes relacionados a políticas públicas.
Dois eventos já estão na pauta do novo presidente. O primeiro será realizado no Uruguai em dezembro, e o segundo, de âmbito mundial, em 2025, em Portugal.