Diversas ruas dos bairros Mathias Velho e Rio Branco, em Canoas, seguem tomadas por entulhos. Nesta sexta-feira (14), a reportagem circulou e encontrou muito lixo e várias bocas de lobo obstruídas.
As duas regiões têm as vias principais, como rua Curitiba, Florianópolis, avenida Rio Grande do Sul e Guilherme Schell, limpas. No entanto, a situação das ruas transversais preocupa a população diante da previsão do retorno da chuva e da possibilidade de alagamentos.
Mauro da Silva Santos, 45 anos, morador da rua Lavras, retirava com ajuda de uma pá o lixo que caiu da calçada para o asfalto. O material estava obstruindo a boca de lobo em frente a sua residência.
— Entendo que são muitos pontos, mas algo precisa ser feito. Tem muitas bocas de lobo tampadas pelo lixo. Estou espalhando na parte da calçada para que se chover, a água consiga escoar normalmente. Aqui está toda minha vida —contou o morador.
Em outro ponto, na rua Tupanciretã, além da grande quantidade de lixo, uma carreta está atravessada no meio da via. O veículo se movimentou durante a enchente do mês de maio e até o momento, não foi retirado. Não há como circular na região.
Alguns moradores ainda realizam a limpeza das residências. Roselaine Maria dos Santos, 53, retornou para o bairro na última quarta-feira (12), mas o medo é de perder o pouco que conseguiu reconquistar.
—Sei que a orientação é para que a gente deixe a região, mas vamos ficar o máximo que der. Tenho medo de alagar e perder o pouco que conseguimos, alimentos e roupas. Móveis ainda não temos nenhum.
No Bairro Rio Branco, na região da rua Boa Saúde, motoristas circulam com dificuldade. Uma árvore caiu durante a enchente e não foi recolhida até o fechamento desta reportagem. Montanhas de lixos se formaram em toda a extensão da via. O comerciante Jorge da Silveira, 50, é proprietário de uma oficina de carros e ainda não conseguiu reabrir o local.
—A montanha de lixo está cada vez maior. Optamos por colocar os entulhos apenas de um lado da rua, para não bloquear o trânsito. Mas, já está difícil de circular. Não consigo nem chegar perto do portão da oficina — contou o comerciante que é morador da região.
De acordo com a prefeitura de Canoas, equipes seguem realizando a limpeza do lado Oeste, no entanto, o trabalho não será concluído até o final de semana.
A orientação é que moradores das áreas da mancha de inundação em Canoas saiam de casa e evitem a circulação nas regiões. A medida é preventiva e vale principalmente para domingo (16). A orientação engloba bairros do lado oeste que são, Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia e São Luís. O alerta também vale para o bairro Niterói, que fica na parte leste.