Com os alertas de chuva em volumes mais expressivos nos próximos dias, o prefeito Jairo Jorge pediu que os moradores das áreas da mancha de inundação em Canoas saiam de casa e evitem a circulação nas regiões. A medida é preventiva e vale principalmente para domingo (16). A orientação engloba bairros Mathias Velho, Rio Branco, Fátima e Niterói.
Os preparativos foram pensados pela previsão de chuva forte, com potencial para alagamentos. O volume de precipitações é inferior ao registrado entre final de abril e início de maio, quando a cidade foi devastada e 150 mil pessoas atingidas, segundo a prefeitura.
— O problema que nós temos agora é alagamento, não enchente . Agora temos chuva intensa, a projeção é de 50 a 70 milímetros no domingo, então é muita chuva — salientou Jairo Jorge, acrescentando que haverá ainda o monitoramento das oito casas de bombas e apoio de 50 motobombas utilizadas pelo município durante a enchente para melhorar o escoamento de água.
Quem precisar de mais informações pode ligar para o SOS Canoas pelo telefone (51) 3236-2000. O canal de atendimento está com mais três funcionalidades que envolvem pedido de novo abrigamento — e vale para quem já queira sair antecipadamente de casa), solicitação de resgate e informações sobre pontos de alagamento.
O município conta com 38 abrigos preparados para receber moradores em uma eventual necessidade. Equipes terão ônibus para levar resgatados para a Ulbra e, posteriormente, para os espaços de acolhimento. Além disso, 12 equipes volantes da Defesa Civil municipal ficarão de prontidão no final de semana em bairros que podem ser mais afetados.
A prefeitura estabeleceu oito pontos de referência para a população:
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Thiago Würth (Mathias Velho)
- Escola Estadual Bento Gonçalves (Mathias Velho)
- Colégio Estadual Tereza Francescutti (Mathias Velho)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Max Oderich (Harmonia)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul (Mato Grande)
- Escola Estadual Fátima (Fátima)
- Praça Tiradentes (Rio Branco)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont (Niterói).
Limpeza para evitar novos alagamentos
O prefeito de Canoas também fez um apelo para que a população não deixe resíduos próximos às bocas de lobo e, caso identifique obstruções, que ajude a deixar os pontos livres.
— É um motivo nosso de preocupação maior, porque mesmo com todo esforço, é um processo lento de retirada. Então a gente pede até a colaboração dos moradores para ver se tem algum ponto ali que está na frente de uma boca de lobo, pedimos a cooperação de todos — enfatizou Jairo Jorge.
O prefeito reconheceu não será possível recolher tudo até o final de semana, mas garantiu que 24 equipes estão trabalhando desde esta quinta-feira (13) nos locais com maior risco de alagamento. Até sexta-feira, terão enfoque na liberação das ruas principais para preparar rotas de serviço e evacuação. Já no final de semana, os mesmos agentes farão a desobstrução de pontos que possam estar impedindo a drenagem das águas.
— De fato, há um risco real, porque não vamos conseguir chegar a todos esses locais, nesse curto período de tempo. A gente pede que as pessoas possam verificar se os entulhos foram colocados na frente da boca de lobo, tentando abrir. Se a água fluir, ela vai pelo sistema de drenagem e as casas de bomba têm capacidade de puxar essas águas e drená-las — explica o prefeito.