Uma reunião nesta sexta-feira (28) marcou a retomada do diálogo entre o governo federal e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) sobre medidas de apoio aos produtores gaúchos. A relação entre as partes estava estremecida desde o mês passado, quando o governo decidiu importar um milhão de toneladas de arroz e o setor reagiu.
O ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, esteve na sede da entidade, enquanto o titular da Agricultura, Carlos Fávaro, participou por videoconferência. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP). Pelo governo estadual, compareceram o secretário da Agricultura, Clair Kuhn, e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos.
À coluna, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, celebrou a retomada do diálogo.
—A reunião foi feita com um cunho apolítico e suprapartidário. Precisamos resolver o problema do produtor, não interessa a política de A, B ou C — afirmou.
No início de maio, o governo suspendeu o pagamento das operações de crédito dos agricultores até o dia 15 de agosto. Nesse prazo, os produtores aguardam medidas concretas de apoio.
A Farsul reivindica a criação de uma linha de crédito com juro de 3% ao ano, prazo de pagamento de 15 anos e dois anos de carência.