Por mais de quatro horas, a sede do governo gaúcho se transferiu, nesta terça-feira (16), para o Palácio Pamphili, na Piazza Navona, sede da embaixada do Brasil em Roma. O embaixador Renato Mosca, que no domingo (14) já tinha conversado com o governador Eduardo Leite na Vinitaly, em Verona, recebeu a comitiva gaúcha com café e pão de queijo, falou um pouco da história do edifício, que começou a ser construído há mais de 500 anos, e cedeu um espaço para o governador e seus secretários cumprirem as agendas programadas.
A duas agências de fomento (a Sace, pública, e a Simest, privada) e um banco, o Intesa Sao Paolo, Leite apresentou o Rio Grande do Sul como uma espécie de paraíso para os investidores. Destacou que o Estado é a quarta maior economia do Brasil, tem espírito inovador, capital humano qualificado e abertura para o setor privado. As agências e o banco não são investidores diretos, mas fazem o meio de campo com as empresas que desejam expandir seus negócios para outros países.
Leite e os secretários mostraram a carteira de projetos abertos ao capital estrangeiro nas áreas de infraestrutura, saneamento básico, mobilidade, segurança, lazer e ação social.
A iniciativa mais concreta é a concessão de rodovias dos blocos 1 e 2, com projeção de investimentos de R$ 10 bilhões em 30 anos. Por se tratar de contratos de longo prazo, assegurou que os investidores podem ter certeza de que o Estado garante segurança jurídica, preocupação de boa parte dos investidores em relação ao Brasil.
O governador ressaltou ainda que o seu governo trabalha para tornar o Rio Grande do Sul um destino de investimentos em hidrogênio verde e que o estímulo às energias renováveis está no mapa estratégico da gestão.
Nas reuniões, Leite disse que o Estado também planeja conceder ao setor privado os aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo e busca parcerias para realizar obras em escolas, cuidar do saneamento em cerca de um terço dos municípios, explorar a futura loteria estadual, reformar e gerir o Centro Administrativo do Estado e administrar o Jardim Botânico.