Três secretários do governador Eduardo Leite não arredaram pé nos cinco dias da Expodireto — ou seis, se considerar a festa de entrega de prêmios, no domingo (3) à noite: Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural) e Giovani Feltes (Agricultura). Com o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, foram onipresentes nos eventos.
Polo e Feltes praticamente se mudaram para a sede da Cotrijal, já que o governo do Estado ainda não tem uma casa para chamar de sua na Expodireto.
Santini passou a semana no pavilhão da Agricultura Familiar, conversando com os expositores ou divulgando os produtos para os visitantes. Como os acompanha em todas as feiras, conhece a todos e todas pelo nome, sabe detalhes da produção e não resiste em degustar as delícias que lhe são oferecidas, o que resulta em alguns quilos a mais. Ao final de cada dia, comemorava o resultado das vendas como se fosse o dono do negócio.
Polo chegou a se hospedar na Casa de Mânica. Visitou todos os estandes, falou dos investimentos que estão encaminhados. O pavilhão internacional, com a participação de uma robusta delegação chinesa, foi um dos seus pontos preferidos. Em diferentes momentos, seu nome foi citado como possível candidato ao Piratini em 2026.