O governo do Estado pretende anunciar, na próxima segunda-feira (29), a atualização de valores repassados a hospitais que atendem pelo SUS. Devem participar do anúncio, em evento no Palácio Piratini, as federações de hospitais e associações de prefeitos.
Segundo a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, as alterações serão uma "calibragem" do programa Assistir, mantendo o princípio de remunerar as instituições de acordo com a produtividade. A secretária adianta que o governo do Estado avalia aumentar os incentivos para leitos de UTI e partos.
— O Estado está avaliando uma proposta de atualização do Assistir. A equipe da Secretaria Estadual da Saúde está calibrando alguns parâmetros para fazer o anúncio em breve — sintetiza Arita.
Apesar das cobranças recorrentes de prefeitos da Região Metropolitana, que alegam perdas milionárias desde a criação do Assistir, a secretária da Saúde ressalta que as mudanças anunciadas pelo Piratini irão abranger os hospitais de todo o Estado, independente da localização.
— O Assistir não pode e nem deve ter valor diferenciado por região. Vai melhorar para os hospitais. Agora, não alcançaremos aquilo que era sonhado por todos nós — adverte Arita.