Desde que chegou ao Rio Grande do Sul para ser secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans procurava uma forma de valorizar os servidores de carreira do Estado. Não com reajustes salariais automáticos, que nem cabem no orçamento, mas com a possibilidade de ocuparem cargos de maior relevância nas secretarias. O projeto gestado a partir desse desejo ganhou o nome de Lidera RS e está com as inscrições abertas até o dia 1º de dezembro.
Trata-se de um programa de formação de novos líderes, que serão preparados durante oito meses (de abril a novembro de 2024), com aulas presenciais e online, somando 132 horas. Neste primeiro ano serão selecionados 50 candidatos, em três etapas. Na primeira peneira passarão 200 candidatos, na segunda serão eliminados cem e, na terceira, restarão os 50 que farão o curso. Em cada esta serão considerados os seguintes critérios:
- Etapa I – Análise do perfil e trajetória profissional: Informações fornecidas no formulário de inscrição.
- Etapa II – Análise do potencial de liderança: Relato Analítico da Trajetória Profissional e Testes de Perfil.
- Etapa III – Análise das competências profissionais dos candidatos: Vídeo sobre a motivação para participar do programa e apresentação de duas cartas de recomendação profissional, sendo uma de seu superior hierárquico e outra de um colega de trabalho.
Os 50 selecionados serão conhecidos no dia 22 de dezembro. Se aprovados no curso, receberão um certificado de conclusão, integrarão uma espécie de banco de talentos e poderão ser chamados para ocupar diretorias e funções gratificadas de acordo com a sua área de competência.
Coordenado pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, o Lidera RS é voltado para servidores públicos com aptidão para gestão e potencial de liderança. O principal objetivo do programa é qualificar os participantes por meio de formação executiva teórica e prática, preparando-os para ocupar cargos e funções com atuação inovadora e comprometida com a geração de valor público.
— Temos um grande contingente de servidores, muitos com vocação e talento para liderar. Vamos oferecer mentoria e apoio para que essas pessoas possam se desenvolver e se tornar líderes ainda mais efetivos ou alcançar posições de liderança dentro do serviço público — diz Danielle.
Poderão se inscrever todos os servidores de carreira que já passaram pelo estágio probatório, desde que estejam a menos de cinco anos de adquirir as condições para a aposentadoria. Todas as informações sobre o curso, incluindo o edital, estão disponíveis no site escoladegoverno.rs.gov.br.