O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em ação movida pelo governador Eduardo Leite, a Justiça mandou Instagram e Tik Tok excluírem um vídeo apócrifo que acusava a prefeitura de Encantado de destruir doações enviadas às vítimas da enchente no Vale do Taquari — e atrelava a ação à imagem de Leite.
A gravação mostra uma retroescavadeira organizando itens doados no Parque João Batista Marchese, mas não há qualquer prova de que os itens tenham sido danificados. O boato foi desmentido de pronto pela prefeitura de Encantado, mas acabou se espalhando nas redes.
Ao final do processo, o autor das publicações, que no perfil informa ser de Salvador (BA), pode ser condenado por danos morais. A decisão liminar foi tomada pela juíza Silvia Tedesco, da 9ª Vara Cível de Porto Alegre.
Sinal amarelo
O ingresso do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos) no primeiro escalão do governo Eduardo Leite acendeu um alerta no Paço Municipal. Aliados do prefeito Sebastião Melo receiam que a aproximação leve o Republicanos a apoiar a candidatura de Nadine Anflor (PSDB) à prefeitura de Porto Alegre.
Hoje os dois vereadores da legenda estão na base de Melo, mas Gomes é quem comanda o partido no Estado.
Agora vai?
Será retomado na sexta-feira (10) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento da ação que pede o fim do pagamento de pensões vitalícias a ex-governadores.
É a quarta vez que o processo vai a julgamento no plenário virtual desde que começou a tramitar, em 2020. Da primeira vez, foi retirado de pauta pela relatora, Cármem Lúcia. Depois, Gilmar Mendes e Dias Toffoli pediram vista.
Frente a frente
Um dos mais discretos membros da esplanada, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, passa a segunda-feira (6) no Sul do Estado. Ele visitará as colônias Z1, Z3 e Ilha da Torotama, em Pelotas e Rio Grande, para ouvir as demandas dos pescadores.
A visita foi articulada pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), pelo Fórum da Lagoa dos Patos e por entidades pesqueiras.
Tarde de autógrafos
A tarde de sábado foi movimentada na praça de autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre, graças à sessão conjunta protagonizada pelo ex-senador Pedro Simon (MDB) e pelo senador Paulo Paim (PT). Sentados lado a lado, como ocorria nos anos em que dividiam mesa no Senado Federal, Paim e Simon receberam amigos e admiradores, assinaram livros, posaram para fotografias encontraram correligionários.
Do MDB, compareceram ao evento o prefeito Sebastião Melo, o ex-senador José Fogaça e o ex-deputado Luiz Roberto Ponte. Pelo PT, estiveram as deputadas federais Maria do Rosário e Reginete Bispo. Outro que marcou presença foi o ex-senador Lasier Martins.
Habitué na feira, Paim autografou o livro Brasil, o grito calado – Reflexões na Pandemia, coletânea de artigos publicados durante a pandemia sobre as angústias vividas naquele período.
Homenageado no estande da Editora do Senado, Simon assinou A diáspora do povo gaúcho, obra de 2009 que foi relançada neste ano e relata a migração de agricultores para outras regiões do Brasil.
Pratos quebrados
A aliança que levou Carina Nath (PP) à prefeitura de Sapiranga em 2020 fraturou-se a ponto de ameaçar a tentativa de reeleição da prefeita. Antecessora de Carina, a ex-prefeita Corinha Molling foi para o União Brasil e deve concorrer à prefeitura. Já o vice-prefeito Adriano Oliveira migrou para o PL e também pretende disputar. A divisão é comemorada pelo PT, que deve lançar a vereadora Rita Della Giustina.
Fiscal da lei
O Ministério Público do Rio Grande do Sul lança nesta segunda-feira um observatório estadual para monitorar casos de violência contra jornalistas. A ação é fruto de parceria da instituição com a Unesco e a Associação Rio Grandense de Imprensa (ARI).
Falar-lhes-ei
O ex-presidente Michel Temer está com viagem marcada ao Rio Grande do Sul. No dia 23 de novembro, Temer palestra em um seminário econômico em Porto Alegre ao lado do ex-secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida e do executivo Artur Wichmann, da XP Private.
Será a 25ª edição do evento, promovido pela Fundação Família Previdência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da entidade.