O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Com as pré-candidaturas de PT e PSB já encaminhadas, a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Parque Assis Brasil, na sexta-feira (17), deve praticamente definir o tabuleiro político para a disputa à prefeitura de Esteio em 2024. No mesmo ato em que abonará a filiação do prefeito Leonardo Pascoal, também será anunciado o ingresso no PL do atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Costella, apontado como provável candidato à sucessão.
Felipe é filho do secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, e teve de deixar o MDB para garantir o apoio de Pascoal. Se a candidatura for confirmada, o movimento atenderá à diretriz do PL de lançar filiados na cabeça de chapa nas maiores cidades do Estado.
— Vou trabalhar para que o PL possa liderar esse processo da eleição, mas a prioridade é dar continuidade ao projeto. Ele (Felipe) é um dos nomes cotados, até pelo histórico que tem, com boas entregas como secretário — elogia Pascoal.
Abrindo dissidência em relação ao governo municipal, o PSB lançou na última sexta-feira (10) a pré-candidatura do vereador Sandro Severo à prefeitura. Os socialistas têm o atual vice-prefeito, Jaime da Rosa, mas a avaliação é de que a saída do PP e a ida de Pascoal para o PL inviabilizaram a continuidade da aliança.
— Dialogamos com partidos mais de centro, como o PSDB. Vamos construir uma candidatura de centro para fugir da polarização. Queremos dar continuidade ao projeto, mantendo o que está bom e melhorando o que não está — afirma Severo.
A oposição ao governo deverá lançar o vereador e ex-prefeito Gilmar Rinaldi (PT), com a definição formal pelo partido até a primeira quinzena de dezembro. O vereador Leo Dahmer (PT) também é pré-candidato. A chapa deverá polarizar a disputa com Felipe Costella, apoiado pela atual gestão.
Problema recorrente nas últimas décadas, inclusive nos governos petistas, os alagamentos no município deverão ser um temas principais da campanha.
— Nós temos um plano de drenagem que foi consenso entre todos os partidos. Temos o compromisso de implementar esse plano de drenagem, pensar na agenda climática e na arborização da cidade — projeta Rinaldi.
Em ascensão em Esteio, o PSDB do ex-governador Ranolfo Vieira Júnior, que mora no município, analisa as opções para 2024. A sigla poderá apoiar um dos pré-candidatos ou disputar em faixa própria.
— O PSDB está passando por uma reestruturação no município, com o possível ingresso de vereadores de outras siglas, durante a janela do próximo ano. Assim, a intenção é que tenhamos candidatura própria — diz Ranolfo.