Foi dada a largada na jornada do prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, até Joinville. Acompanhado do experiente ciclista Gilnei Andreotti, Maranata partiu de bicicleta da região metropolitana na madrugada desta sexta-feira (3) rumo à Santa Catarina. O percurso tem cerca de 700km, e a chegada está prevista para a próxima quarta-feira (8).
Por volta das 8h desta sexta, o grupo já estava em Osório, abaixo da clássica chuva da região. Como uma espécie de Forrest Gump dos pampas, Maranata agregou outros dois ciclistas no caminho, que se juntaram ao percurso estabelecido.
Batizada de "Viagem da Gratidão", a ação tem como objetivo principal convidar Joinville a se tornar uma cidade-irmã de Guaíba, em reconhecimento ao apoio prestado pelos catarinenses após a enchente de maio de 2024.
A "Viagem da Gratidão" contará com paradas estratégicas em cinco cidades ao longo do percurso: Arroio do Sal (RS), Tubarão (SC), Florianópolis (SC), Itajaí (SC) e, finalmente, Joinville (SC), onde a chegada está prevista para o dia 8 de janeiro. Em Florianópolis, Maranata visitará o prefeito Topázio Neto como forma de agradecer também pelo apoio prestado a Guaíba.
Na chegada a Joinville, Maranata será recebido pelo prefeito Adriano Silva e pela vice-prefeita Rejane Gambin. A recepção organizada pela prefeitura celebrará o fortalecimento dos laços entre os dois municípios e simbolizará a gratidão de Guaíba pela solidariedade recebida.