Que ninguém estranhe a presença de dois homens pedalando na freeway na madrugada desta sexta-feira (3), como se treinassem para o Tour de France. Um deles é o prefeito reeleito de Guaíba, Marcelo Maranata (PDT). O outro é Gilnei Andreotti, ciclista com 44 anos de experiência em expedições por diversos países da América Latina. Os dois partem de Guaíba às 3h da madrugada rumo a Joinville, em Santa Catarina. Serão 700 quilômetros de asfalto, boa parte do trajeto sob o sol escaldante de janeiro.
A ação, batizada de "Viagem da Gratidão", tem como objetivo principal convidar Joinville a se tornar uma cidade-irmã de Guaíba, em reconhecimento ao apoio prestado pelos catarinenses após a enchente de maio de 2024.
Joinville foi fundamental na recuperação de Guaíba, enviando uma equipe multidisciplinar composta por 18 profissionais, acompanhada por uma frota de cinco caminhões caçamba, duas retroescavadeiras, um caminhão-tanque dos Bombeiros Voluntários, além de carretas e outros veículos. Durante semanas, a equipe concentrou esforços na limpeza de ruas e remoção de entulhos nos bairros mais afetados. Além disso, a prefeitura de Joinville doou materiais escolares, mesas, cadeiras e livros às escolas de Guaíba, contribuindo para a retomada das aulas nas áreas impactadas.
A "Viagem da Gratidão" contará com paradas estratégicas em cinco cidades ao longo do percurso: Arroio do Sal (RS), Tubarão (SC), Florianópolis (SC), Itajaí (SC) e, finalmente, Joinville (SC), onde a chegada está prevista para o dia 8 de janeiro. Em Florianópolis, Maranata visitará o prefeito Topázio Neto como forma de agradecer também pelo apoio prestado a Guaíba.
Na chegada a Joinville, Maranata será recebido pelo prefeito Adriano Silva e pela vice-prefeita Rejane Gambin. A recepção organizada pela prefeitura celebrará o fortalecimento dos laços entre os dois municípios e simbolizará a gratidão de Guaíba pela solidariedade recebida.
Além de promover o espírito de gratidão, a iniciativa busca fortalecer os laços entre os municípios por meio da criação da "Rota da Gratidão", marcada pela instalação de selos em pontos específicos do trajeto, para quem quiser fazer o mesmo roteiro.