Em seu perfil no Instagram, a veterinária Lisandra Dornelles rebateu as críticas que levaram o prefeito Sebastião Melo (MDB) a desistir de sua indicação para o Gabinete da Causa Animal, atendendo a um pedido do PL. Lisandra reproduziu cópia da carta aberta ao prefeito, assinada por um certo Movimento Veterinários pela Ética e Amigos dos Animais de Porto Alegre - MOVE, repudiando sua indicação e criticando o PL por ter bancado seu nome. Na verdade, Lisandra foi indicada pela vice-prefeita Betina Worm (PL), que também é veterinária.
Os ditos "médicos" afirmam que esperavam que o PL "honrasse as tradições e valores defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro".
Na publicação, Lisandra diz que uma breve análise das suas redes sociais mostra que toda trajetória profissional dela é pautada em três áreas principais: medicina veterinária, saúde única e bem-estar animal.
"Durante todo meu percurso, conheci muitos militantes da causa animal, protetores e médicos veterinários, mas desconheço os que fazem parte do MOVE (Movimento Veterinários pela Ética e Amigos dos Animais de Porto Alegre)", escreveu.
Lisandra utilizou trecho desta coluna citando alguns questionamentos feitos por militantes de direita que a acusam de proximidade com a esquerda, por suas postagens em defesa do empoderamento feminino, da comunidade LGBT+ e de uma manifestação favorável ao voto em Lula e outra simpática ao ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.
Diz Lisandra, respondendo ponto a ponto:
- "Seria no mínimo incoerente uma mulher em um cargo de gestão ser contrária ao empoderamento feminino;"
- "Seria no mínimo desumano não defender a igualdade de direitos às pessoas LGBT+;"
- "A publicação em que faço menção ao ensinamento de Pepe Mujica é um texto da escritora Cris Lisbôa, do qual destaco aqui o trecho da citação - ‘Que tu tenhas coragem de colocar em prática o ensinamento de Pepe Mujica e invente tempo para o cultivo de afetos, teu círculo de amizade se expanda e fortaleça, se transforme em ponto de segurança pra quem tem medo, fonte de alegria vital pra quem precisa de esperança’.;"
- "Enquanto representava o CRMV-RS, a ABMVL (Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal) e os Médicos Veterinários de Rua, sempre transitei livremente entre todos os partidos, defendendo as causas às quais me dedico profissionalmente, nunca um ideal partidário."
Por fim, Lisandra agrade à vice-prefeita Betina Worm, que reconheceu o seu trabalho e lhe confiou a gestão do GCA, “mas, infelizmente, por questões políticas, precisou abrir mão de um convite feito exclusivamente por questões técnicas”.
“Sempre estarei à disposição para buscar avanços nas minhas três áreas de atuação, desde que para isso eu não precise apagar a minha vida, passar por cima dos meus valores e fingir ser uma pessoa que eu não sou”.