O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Na primeira reunião do governo, na manhã desta sexta-feira (3), o prefeito de Canoas entregou as primeiras tarefas para o secretariado: uma lista de 15 prioridades para os cem dias da gestão. Entre as metas, Airton Souza quer zerar a fila de mamografias, entregar cem casas para famílias em vulnerabilidade social e retomar ações integradas da segurança pública.
Cada secretário recebeu a lista encadernada, personalizada com o seu nome e pasta, apesar de as 15 prioridades serem iguais para todos. As ações de início de governo indicam que Airton definiu foco na saúde, habitação, drenagem e segurança pública.
Além disso, o prefeito pretende manter a gratuidade do transporte público, em vigor desde o ano passado, quando o ex-prefeito Jairo Jorge liberou as catracas dos ônibus em função da enchente.
Em sessão extraordinária na quinta-feira (2), a Câmara Municipal garantiu a medida até 10 de março de 2025, aprovando um projeto de lei que prorroga a gratuidade, vinculada à extensão do decreto de calamidade pública.
Assim como em Porto Alegre, o Plano Diretor da cidade deve entrar em discussão já nos primeiros dias de governo. Airton Souza planeja, junto com a sociedade e especialistas, "garantir um planejamento urbano sustentável e que atenda às necessidades futuras da cidade".
Confira as metas
- Zerar a fila de mamografias: implementar estratégias para a redução da fila de exames mamográficos, com foco na organização de mutirões e otimização dos processos de agendamento e realização de exames.
- Mutirão de cirurgias: planejar e executar um mutirão para a realização de cirurgias, com especial atenção às intervenções de maior demanda e urgência, visando a redução de filas e tempos de espera.
- Campanha de recadastramento de pacientes na fila de cirurgias e exames: lançar uma campanha abrangente de recadastramento para atualizar e organizar a lista de pacientes que aguardam cirurgias e exames, garantindo maior transparência e eficiência na distribuição de recursos.
- Entrega de 100 casas: realizar a entrega de 100 unidades habitacionais, com foco naquelas famílias em maior situação de vulnerabilidade social.
- Campanha de recadastramento para verificação do déficit habitacional: implementar uma campanha de recadastramento para identificar e mapear o déficit habitacional no município, assegurando que a política pública habitacional atenda com precisão as necessidades da população.
- Monumento em homenagem aos voluntários da enchente: iniciar o projeto e execução de um monumento em reconhecimento aos voluntários que se destacaram no auxílio às vítimas da enchente, como forma de valorizar o espírito comunitário e a solidariedade.
- Microdrenagem da Rua São Luís: iniciar e/ou intensificar os trabalhos de microdrenagem no bairro São Luís, com a finalidade de mitigar os problemas de alagamentos na região.
- Hidrojateamento nos pontos de maior alagamento: executar serviços de hidrojateamento nos pontos da cidade mais afetados por alagamentos, visando a desobstrução e melhoria da drenagem urbana.
- Manutenção da gratuidade do transporte público: garantir a continuidade da gratuidade do transporte público para os grupos prioritários, reforçando a acessibilidade e o direito de ir e vir dos cidadãos.
- Levantamento das regiões com deficiência de vagas na educação infantil: realizar um levantamento para identificar as regiões do município com maior carência de vagas em educação infantil, a fim de planejar ações e investimentos para ampliar a oferta de vagas.
- Revisão de contratos de locação e redução de aluguéis: iniciar a revisão dos contratos de locação de imóveis da administração pública municipal, com o objetivo de reduzir os custos de aluguel e otimizar o uso dos recursos públicos.
- Intensificação das campanhas de adoção e retirada de animais da Ulbra para albergagem na Secretaria do Bem-Estar Animal (Sebea): intensificar as campanhas de adoção de animais, além de acelerar a retirada dos animais da Ulbra, buscando soluções para o bem-estar dos animais abrigados.
- Reconstrução do batalhão da Brigada Militar de Mathias Velho e construção do batalhão na Rio Branco: priorizar a reconstrução do batalhão da Brigada Militar localizado no bairro Mathias Velho, bem como a construção de um novo batalhão na região da Rio Branco, visando fortalecer a segurança pública no município.
- Revisão do Plano Diretor: iniciar a revisão do Plano Diretor do município, com a participação da sociedade e de especialistas, para garantir um planejamento urbano sustentável e que atenda às necessidades futuras da cidade.
- Retomada das ações integradas de segurança pública: reforçar as parcerias e ações integradas entre as forças de segurança (Polícia Militar, Brigada Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e Susepe) e outras entidades, visando melhorar a segurança pública em Canoas e promover uma abordagem integrada no combate à criminalidade.