O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Mais novo reforço do PL, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, que está deixando o PP, teve a primeira conversa com os novos correligionários neste sábado (26), na Expointer. Também participou da reunião o vice-prefeito Jaime da Rosa, que está trocando o PSB pelo PL para concorrer à sucessão em 2024.
Na mensagem de desfiliação divulgada na quinta-feira (24), Pascoal não explicou os motivos da saída do PP. À coluna, ele disse que a aproximação da cúpula nacional da sigla com o governo Lula foi um fator determinante:
— O momento político exige coerência, e o eleitor está cada vez mais exigente. Não tolera que haja um discurso do Mampituba para lá e outro do Mampituba para cá — afirmou, em referência ao rio que faz a divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Reeleito em 2020 com mais de 85% dos votos, Pascoal diz que seu nome estará à disposição "para a missão que o PL entender adequada" em 2026, mas garante que nada está acertado:
— Não há definição previa sobre cargos, mas vou estar à disposição para ajudar. O importante é fortalecer nosso projeto partidário e nosso campo político.
Além do deputado federal Giovani Cherini, presidente estadual do PL, participaram da reunião com Pascoal no sábado a deputada estadual Adriana Lara, a prefeita de Santana do Livramento, Ana Tarouco, o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, e outros líderes do partido
Nome na praça
O PT de Novo Hamburgo definiu o nome do ex-vereador Fufa Azevedo como pré-candidato à prefeitura em 2024.
Fufa foi vereador entre 2013 e 2016 e não tentou se reeleger. É uma tentativa de renovação do PT local após décadas de hegemonia do ex-prefeito Tarcísio Zimmermann, que deixou o partido em fevereiro.
Retorno
Ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra (PP) está sendo indicado pelo governo do Estado para o Conselho de Administração do BRDE. Turra já foi diretor de Operações do banco na gestão de Yeda Crusius.
Indignação
O ex-vereador Antônio Hohlfeldt cogita devolver o título de cidadão de Porto Alegre, indignado com a aprovação do “Dia do Patriota” em 8 de janeiro.
Incomodado com a omissão do prefeito Sebastião Melo, que não vetou a proposta, Hohlfeldt renunciou à vice-presidência do MDB municipal e pensa em se desfiliar do partido.
Passou do limite
Autor da lei que criou o “Dia do Patriota”, o ex-vereador Alexandre Bobadra (PL) terá de devolver dinheiro à Câmara. Em agosto, às vésperas de ser cassado, ele gastou R$ 170 a mais do que o limite da verba de gabinete, de R$ 12,6 mil. Bobadra diz que isso ocorreu porque as faturas de cartas enviadas pelo gabinete em meses anteriores se acumularam. Entre os demais vereadores, ninguém usou nem metade da cota.
Comparação
O cientista político e professor André Marenco lança hoje, às 19h, no centro cultural da UFRGS, o livro Políticos versus burocratas: reformas administrativas em perspectiva comparada, que lista resultados da pesquisa sobre reformas administrativas em sete países da América Latina. A obra também está à venda no site da editora FGV.