Apesar da ausência de ministros esperados em Porto Alegre como Jader Filho (Cidades), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Anielle Franco (Igualdade Racial), prefeitos gaúchos fizeram um balanço positivo da caravana federativa realizada na Fiergs, em Porto Alegre, entre quinta (19) e sexta-feira (20). A avaliação é de que a presença de técnicos de mais de 30 ministérios ajudou prefeituras a resolver demandas burocráticas, sem a necessidade e o custo de viajar a Brasília.
— Tem prefeitos que levaram até 10 pessoas para tirar dúvidas com técnicos dos ministérios, conseguiram resolver coisas que levariam meses para resolver em Brasília. Diminuiu os custos e teve resolutividade — avaliou o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.
Entre as principais demandas dos prefeitos estiveram questões relacionadas a verbas do Ministério da Saúde, liberação de recursos para os municípios afetados pelas enchentes e obras paralisadas da educação básica.
O único ministro presente no evento foi Paulo Pimenta, titular da Secretaria de Comunicação Social. Questionado pela coluna, Orsi avaliou que a ausência de outros nomes da Esplanada do governo Lula não causou prejuízo aos prefeitos.
— A palavra do ministro fortalece, mas as equipes que vieram representaram bem. É claro que a gente gostaria, seria uma satisfação, mas (a ausência) não interferiu no objetivo principal da caravana — considerou.
Conforme o Planalto, cerca de 300 municípios enviaram representantes para a caravana.
— A característica principal desse evento é resolutividade. Secretários, prefeitos, equipes vieram para encaminhar questões e já voltar para os seus municípios com os encaminhamentos — disse Pimenta.
Mesmo sem a ausência dos ministros, Pimenta avalia que a caravana no Rio Grande do Sul foi um sucesso, pela presença de prefeitos e secretários. Mais de mil pessoas passaram pela Fiergs nos dois dias da caravana organizada pela Famurs em parceria com o governo. Essa foi a terceira edição da caravana federativa, que será estendida ao outros Estados. As duas primeiras foram na Bahia e no Rio de Janeiro.
Pimenta se reuniu com o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, a quem agradeceu pela cessão do espaço para a realização do encontro com os prefeitos.