Porto Alegre recebe nesta quinta (19) e sexta-feira a edição gaúcha da Caravana Federativa. O evento reúne representantes do primeiro escalão com o objetivo de facilitar a adesão de prefeituras aos programas federais.
Estarão na Capital os ministros Jader Filho (Cidades), Anniele Franco (Igualdade Racial), Alexandre Padilha (Relações Federativas) e Paulo Pimenta (Comunicação Social). Jader e Padilha chegam na sexta-feira, participando do painel de encerramento.
Ao todo, serão 36 estandes de ministérios montados na sede da Fiergs, durante toda a quinta-feira e em parte da sexta (veja horários abaixo). O evento contará também com a presença de bancos públicos, como a Caixa, o Banco do Brasil e o BNDES.
Segundo o secretário nacional de Comunicação Institucional, Maneco Hassen, a meta principal é levar ao conhecimento dos prefeitos o leque de políticas públicas voltadas aos municípios.
— Queremos atender casos concretos, como dar andamento a retomada de uma obra parada, por exemplo, mas sobretudo apresentar os programas que foram recriados, como Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos — explica Hassen.
Até a tarde de ontem, já havia 2.044 inscritos, sendo 299 prefeitos e 60 vices. O Planalto já realizou edições semelhantes no Rio e na Bahia. No RS, o evento está sendo realizado em parceria com a Famurs.
— Claro que cada caso tem sua complexidade e não poderemos resolver tudo na hora, mas queremos encaminhar as soluções — afirma Hassen.
Caravana Federativa
- Quando: hoje, das 9h às 18h, e amanhã, das 9h às 14h
- Onde: Fiergs, na Avenida Assis Brasil, 8787