A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O plantio de arroz encerrou neste domingo (5), no Estado, com uma área 2% menor do que a prevista pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) para a safra 2024/2025. Foram semeados 927,9 mil hectares com o cereal, o que representa 97,84% da intenção divulgada no início do ciclo.
A dificuldade na conclusão se concentrou na Região Central, que foi duramente afetada pela enchente. Lá, os produtores alcançaram 84,78% da intenção de semeadura prevista, conforme o Irga, com um total de 106,7 mil hectares plantados.
A preocupação já havia sido manifestada por diversas entidades representativas do setor. A Embrapa, por exemplo, chegou a emitir nota técnica sobre a situação.
O cultivo na Região Central é realizado principalmente por pequenos e médios produtores, com áreas de até 50 hectares. No cultivo do RS, maior produtor nacional do cereal, a área representa 13,27%.
Apesar do impacto localizado, o cenário não deve trazer grandes alterações na projeção de safra, principalmente porque as regiões de maior peso na produção gaúcha já haviam concluído o plantio. Antes da semeadura encerrar, o IBGE estimava uma produção de 7,9 milhões de toneladas.