O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, é o convidado de honra para a inauguração, em novembro, do "campus-fazenda" da Atitus Educação, em Passo Fundo. Uma comitiva do norte do Estado esteve em Brasília nesta terça-feira (5) e entregou o convite a Alckmin, que ainda não confirmou se estará no evento, mas indicou que pretende comparecer.
Se confirmar, será a segunda ida de Alckmin como vice-presidente a Passo Fundo em três meses. Ele já esteve no norte do Estado, em agosto, para o anúncio da construção de uma nova usina de etanol no município.
A comitiva também convidou para a inauguração os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro; da Educação, Camilo Santana; e da Comunicação Social, Paulo Pimenta. As agendas em Brasília foram articuladas pelo vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque, e tiveram a participação do deputado federal Luciano Azevedo (PSD) e de representantes de Passo Fundo.
Com o objetivo ambicioso de tornar o município um centro de referência em inovação no agronegócio, o "campus-fazenda" receberá alunos de cursos de veterinária e agronomia em um espaço de 40 hectares. O empreendimento é parte do investimento de R$ 100 milhões a ser feito nos próximos cinco anos pela Atitus.
— Estamos criando um ecossistema de educação e inovação para o agronegócio brasileiro, conectando o Campus do Agronegócio que será inaugurado em novembro em Passo Fundo, aos centros produtores nacionais — explica o CEO da Atitus, Eduardo Capellari.
— Vai conectar as três principais verticais do agronegócio do sul do país (grãos, máquinas e proteína animal), indústrias, hub de inovação e formação qualificada de profissionais. Tem o potencial de conectar o Rio Grande do Sul aos principais centros de produção do agronegócio brasileiro — complementa Azevedo.
O local fica ao lado da RS-324, na saída de Passo Fundo em direção a Marau, a seis minutos do Centro e a 15 minutos de distância do aeroporto. O investimento impactará os atuais 400 alunos de Medicina Veterinária e Agronomia da Escola do Agronegócio da Atitus e futuros universitários.
A ideia é o campus funcione em modelo semelhante ao do Instituto Caldeira, localizado em Porto Alegre, mas com foco em tecnologia e novidades do campo. Assim, a Atitus planeja fazer uma ponte entre academia e mercado.