A empresa Be8 firmou o termo de compromisso com a prefeitura de Passo Fundo para a construção de uma nova usina de etanol no município. O evento contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do governador gaúcho Eduardo Leite, além de diversas autoridades regionais.
Essa é a primeira usina de etanol em larga escala no RS. O novo empreendimento deve elevar a capacidade de produção de etanol do RS para 23%. Hoje o Estado importa quase 100% do combustível. O investimento deve chegar a R$ 556 milhões.
Em seu discurso, Alckmin reiterou que o objetivo é que o país alcance a marca B15 (mistura de 15% de biodiesel ao diesel puro) já em 2026. Isso porque, segundo ele, o Brasil é o grande protagonista no combate às mudanças climáticas.
— Chegaremos ao B15 já em 2026 e vamos trabalhar para que, no futuro, cheguemos ao B20. Biodiesel gera emprego, desenvolvimento e, principalmente, preserva o meio ambiente. As mudanças climáticas são um fato e o incentivo à descarbonização começa pelo biodiesel — afirmou.
Leite comemorou o fato de que Passo Fundo começará a produzir parte do etanol consumido no RS. Segundo ele, a nova usina será essencial para alavancar as culturas de inverno, como trigo, triticale e cevada.
— Ou seja, ganharemos no processo industrial, com empregos, renda e investimentos, e também geraremos demanda de grãos no setor primário, o que é ótimo para a economia gaúcha — afirmou o governador.
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, classificou a assinatura como um grande presente de aniversário ao município, que completa 166 anos de emancipação político-administrativa na segunda-feira (7).
— Somos a sexta economia do Estado, a quarta em geração de empregos, estamos entre as 40 melhores cidades do Brasil para viver e a segunda cidade gaúcha em exportação. E, agora, sede da maior produtora de combustíveis da América Latina, caminhando a passos largos para estar entre as três maiores do mundo. Só posso agradecer à Be8 por continuar apostando em nossa querida terra — disse Almeida.
Pedido por previsibilidade
Em seu pronunciamento, o presidente da Be8, Erasmo Battistella, afirmou que é urgente fomentar mais estabilidade para a produção industrial de biodiesel.
— Passamos por um período de instabilidade no setor, mas o que mais queremos agora é a previsibilidade e segurança jurídica para que, assim, possamos liderar a inovação energética e o desenvolvimento sustentável regional que buscamos. Para isso, precisamos olhar para o cronograma de mistura e ter uma lei mais forte sobre o biodiesel — afirmou.
Batistella também anunciou que a nova usina será pioneira na produção de glúten vital, concentrado proteico em pó obtido a partir da farinha de trigo. O composto é essencial para o enriquecimento de farinhas. Hoje, tanto Brasil quanto América Latina importam 100% do produto.
— A unidade terá capacidade para suprir 100% do mercado gaúcho de glúten vital e trazer muita inovação, empregos e tecnologia para a cidade — afirmou.
Em resposta, Leite afirmou que o governo gaúcho dará prioridade para viabilizar o projeto economicamente.
— Estamos de olho nos impactos positivos para a região. O objetivo do governo do Estado é transformar esse instinto empreendedor em PIB [Produto Interno Bruto], em resultado.
Depois de Passo Fundo, o vice-presidente embarca para cumprir agenda em Porto Alegre. Para as 14h, Alckmin deve palestrar a empresários e políticos na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).